A EXPERIÊNCIA DE UMA RONDONISTA SOBRE A LUZ DOS SABERES DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641205012021057Palavras-chave:
Núcleo Extensionista Rondon, Extensão, Ensino/aprendizagem, Práticas interdisciplinaresResumo
Introdução: o Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC, como uma das principais ações de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos em diferentes áreas de conhecimento e a inserção da universidade em diversos cenários do estado de Santa Catarina e de outros estados da federação. Objetivo: relatar a contribuição do Rondon no processo formativo, de forma leve e baseada em um diálogo de descobertas dos referenciais teórico de Paulo Freire. Resultados: foram quatro Operações vivenciadas pelo Núcleo Extensionista Rondon – UDESC, três delas como acadêmica do curso de enfermagem do Centro Oeste Catarinense e uma dela compondo junto com um colega na coordenação da Operação. Na diversidade dos extensionistas dos diferentes núcleos do saber, desenvolvemos inúmeras atividades com diferentes indivíduos desde bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos até idosos. Na diversidade da comunidade, foi necessário adaptar as diferentes abordagens como para escolares, profissionais de saúde, profissionais da educação, servidores públicos, lideranças comunitárias, pessoas com necessidades especiais, pessoas em ambientes institucionalizados outras hospitalizadas, pessoas vivendo em locais de difícil acesso, entre outras. Foi necessário integrar os diferentes setores da sociedade como a educação, cultura, saúde, direitos humanos, justiça, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho e produção. As temáticas trabalhadas foram diversas de acordo com a necessidade do município e os conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento que os acadêmicos tinham a oferecer. O Rondon proporciona a aproximação da academia com a sociedade, uma vivência de extensão na qual deveria ser oportuno à todos os acadêmicos vivenciar, pois nos aproxima do real e nos (trans) forma. Conclusão: acrescento em minha bagagem de experiências e aprendizados como rondonista, que todos devemos ser “sujeito da sua própria (trans)formação”, encontrar sentido para o que estamos fazendo e ser implicados com a realidade das comunidades, que não é estável que se movimenta e modifica.
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