“O PREÇO DO PRECONCEITO NOS ‘COUROS’”: (DES)CONSTRUÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA

Autores

  • Elaine de Jesus Souza Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA) http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Elânia Francisca da Silva Graduanda em Biologia no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • José Felipe Alves Sousa Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Eugerbia Paula da Rocha Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124120201

Palavras-chave:

Educação Sexual, Sexualidade, Gênero, Artefatos culturais.

Resumo

A Educação Sexual constitui um processo contínuo e planejado que abrange distintas abordagens e metodologias acerca de sexualidade, corpo e gênero. Este trabalho engloba relatos de um projeto de extensão desenvolvido com cerca de 206 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio em três escolas da rede pública (uma municipal e duas estaduais) do Ceará, que teve como principal objetivo incorporar a Educação Sexual numa perspectiva sociocultural, nos currículos escolares e acadêmicos, por meio de ações pedagógicas que ultrapassam as abordagens biológico-higienistas. As estratégias didático-metodológicas utilizadas nos 15 encontros foram grupos focais organizados em minicursos, oficinas de zines, problematização de artefatos culturais, jogos e rodas de conversas acerca das temáticas da Educação Sexual. Os/as estudantes tiveram a oportunidade de expor opiniões, dúvidas e sugerir temas para serem debatidos. Assim, evidenciamos a necessidade de discutir, de modo contínuo e sistemático, essas temáticas na escola, instigando os/as alunos/as a desconstruírem preconceitos e discriminações acerca das identidades e diferenças sexuais e de gênero.

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Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em
Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos de Sexualidade e Estudos Culturais)/GESEC/UFS/CNPq. Estuda temáticas relativas à sexualidade, gênero e com foco na diversidade sexual e homofobia, temas abordados na dissertação. Tese defendida sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia.

Elânia Francisca da Silva, Graduanda em Biologia no Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática/IFE/UFCA; Graduanda do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), bolsista de pesquisa FUNCAP/PRPI/UFCA

José Felipe Alves Sousa, Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduando do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri (UFCA), bolsista de extensão PROEX/UFCA

Eugerbia Paula da Rocha, Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática/IFE/UFCA; Graduanda do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), bolsista de pesquisa PRPI/UFCA

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Elânia Francisca da; SOUSA, José Felipe Alves; ROCHA, Eugerbia Paula da. “O PREÇO DO PRECONCEITO NOS ‘COUROS’”: (DES)CONSTRUÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/259464124120201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17039. Acesso em: 26 dez. 2024.