CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Jefferson Correia da Conceição Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124143

Palavras-chave:

Palavras - chave, Educação. Aprendizagem. Cultura. Mediação.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das contribuições dos estudos sobre a Cultura e suas modalidades no contexto escolar. Apresenta um panorama de discussões teóricas sobre Cultura a partir de diversos estudiosos do assunto. Analisa a literatura específica no que diz respeito ao histórico, objetivos, importância e atualidades acerca da temática cultural. A pesquisa configura-se como bibliográfica e de campo. Os dados foram analisados por meio da leitura de documentos, alguns vídeos específicos e análise dos depoimentos dos participantes. Os resultados apresentaram percepções relevantes para adoção do tema Cultura nos estudos escolares, uma vez que, integram a cultura pessoal e do grupo dos depoentes. Concluiu-se que, mediante os estudos sobre Cultura é possível dinamizar, motivar e envolver muito mais os educandos com as ações pedagógicas ofertadas pela unidade escolar abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCET II. Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - CAMPUS II - UNEB

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2014.

AYALA, Marcos; AYALA; Maria Ignes Novais. Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Ática, 2015.

AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CARVALHO NETO, Paulo de. Folclore e educação. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2013.

MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: Muito além da riqueza e da diferença. Rio de Janeiro: DPSA, 2012.

MORIN, Edgar. O método (parte 1). São Paulo: Sulina, 2011, p. 56-115.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - ARTE. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Brasília: MEC/SEF, 1997

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Trad. Patrícia Ciattoni Ramos. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum a Consciência Filosófica. 13. ed. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2013.

SOARES, J. F., FARIAS, A. A., CESAR, C.C. – Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A., 1991.

TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. São Paulo: Àtica, 2011.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, Jefferson Correia. CULTURA E EDUCAÇÃO NUM CONTEXTO ARTICULADOR DE MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 41–60, 2023. DOI: 10.5965/259464124143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/16995. Acesso em: 23 nov. 2024.