PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: atividades extensionistas no ensino fundamental em Iguatu-CE

Autores

  • Joilson Silva de Sousa Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI http://orcid.org/0000-0002-0350-3186
  • Roseane Fernandes Feitosa Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI
  • Laís Maria Pereira Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464122174

Palavras-chave:

Ensino de História, Consciência Histórica, Lugar Social

Resumo

Este artigo apresenta os dados iniciais das atividades do projeto de extensão: Ensino de História e Consciência Histórica: apoio pedagógico aos alunos do Santo Antônio em Iguatu-Ce, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará - UECE, para ser desenvolvido no ano de 2018 na linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, que ocorre na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. O referido projeto, objetiva potencializar a consciência histórica dos alunos do ensino fundamental em Iguatu-Ceará, a partir da prática docente dos estudantes de pedagogia e os alunos da comunidade de Santo Antônio, priorizando a formação de um cidadão consciente dos seus direitos e deveres, do seu lugar histórico e estabelecendo uma ligação com o local onde habitam. Destarte, o fundamento teórico-metodológico utilizado se alinha ao ensino de história, consciência histórica e aprendizagem histórica fundamentado em autores como Fernando Cerri, Selva Guimarães, Itamar Freitas e Jörn Rüsen. O método crítico de abordagem pretende construir um senso de criticidade e simultaneamente procurar integrá-los na estrutura social e cultural em que estão inseridos, através de atividades didáticas aos discentes envolvidos utilizando de maneira interdisciplinar ao ensino de história. Percebe-se dificuldades de letramento com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Contudo, no que concerne ao lugar social onde se está inserido e o reconhecimento deste como ponto de pertence, pode-se acreditar que o projeto em desenvolvimento estabelece relações de construção entre alunos e bolsistas de significações e sentidos.

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Biografia do Autor

Joilson Silva de Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2017); Especialista em Metodologias do Ensino de História pela mesma instituição (2014); Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Atualmente é professor substituto do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI campus da região Centro-Sul da Universidade Estadual do Ceará e aluno do curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Participa do grupo: História, Memória, Sociedade e Ensino vinculado ao CNPq/UECE nas áreas de Formação de Professores e Ensino de História.

Roseane Fernandes Feitosa, Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI

Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI e Bolsista de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará - PROEX/UECE

Laís Maria Pereira Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI

Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI e Bolsista de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará - PROEX/UECE

Referências

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

DE SOUSA, Joilson Silva; FEITOSA, Roseane Fernandes; COSTA, Laís Maria Pereira. PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: atividades extensionistas no ensino fundamental em Iguatu-CE. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 74–87, 2023. DOI: 10.5965/259464122174. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12910. Acesso em: 22 dez. 2024.