PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA: atividades extensionistas no ensino fundamental em Iguatu-CE
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464122174Palavras-chave:
Ensino de História, Consciência Histórica, Lugar SocialResumo
Este artigo apresenta os dados iniciais das atividades do projeto de extensão: Ensino de História e Consciência Histórica: apoio pedagógico aos alunos do Santo Antônio em Iguatu-Ce, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará - UECE, para ser desenvolvido no ano de 2018 na linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, que ocorre na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. O referido projeto, objetiva potencializar a consciência histórica dos alunos do ensino fundamental em Iguatu-Ceará, a partir da prática docente dos estudantes de pedagogia e os alunos da comunidade de Santo Antônio, priorizando a formação de um cidadão consciente dos seus direitos e deveres, do seu lugar histórico e estabelecendo uma ligação com o local onde habitam. Destarte, o fundamento teórico-metodológico utilizado se alinha ao ensino de história, consciência histórica e aprendizagem histórica fundamentado em autores como Fernando Cerri, Selva Guimarães, Itamar Freitas e Jörn Rüsen. O método crítico de abordagem pretende construir um senso de criticidade e simultaneamente procurar integrá-los na estrutura social e cultural em que estão inseridos, através de atividades didáticas aos discentes envolvidos utilizando de maneira interdisciplinar ao ensino de história. Percebe-se dificuldades de letramento com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Contudo, no que concerne ao lugar social onde se está inserido e o reconhecimento deste como ponto de pertence, pode-se acreditar que o projeto em desenvolvimento estabelece relações de construção entre alunos e bolsistas de significações e sentidos.Downloads
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