PROJETO DE EXTENSÃO “SAMU NAS ESCOLAS” – UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA REDUÇÃO DOS TROTES EM SENHOR DO BONFIM, BAHIA.

Autores

  • Agnete Troelsen Pereira Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-8565-653X
  • EVERTON PAULINO DOS SANTOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • PAULO SÉRGIO PEREIRA DE SOUZA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • RUAN CARLOS DIAS SANTOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641221145

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Crianças, Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência

Resumo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como finalidade prestar socorro em casos de emergência. Por sua vez, está sujeito a um alto índice de trotes que acarretam vários prejuízos à comunidade. Outra dificuldade que o serviço enfrenta é a falta de conhecimento da população sobre os primeiros socorros. Nesse sentido, o projeto de extensão “SAMU nas Escolas” foi implantado em 2014 no município de Senhor do Bonfim – BA por docentes e discentes de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Busca reduzir o número dos trotes realizados para o SAMU de Senhor do Bonfim e capacitar os professores. Foram utilizados recursos lúdicos como peça teatral, além de capacitações teórico práticas para os docentes sobre primeiros socorros. Evidencia que a educação continuada no espaço escolar interfere positivamente na perspectiva de formação intelectual, social e cidadã dos estudantes e docentes, no que se refere a sua postura enquanto indivíduos. A atuação do projeto no espaço escolar é de extrema importância para a modificação do atual cenário social, uma vez que é na escola que se constrói parte da identidade sobre ser e pertencer ao mundo e se adquire os princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnete Troelsen Pereira, Universidade do Estado da Bahia

PROFESSORA AUXILIAR UNEB CAMPUS VII, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, COLEGIADO DE ENFERMAGEM

EVERTON PAULINO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO/ CAMPUS VII/COLEGIADO DE ENFERMAGEM; GRADUANDO DE ENFERMAGEM

PAULO SÉRGIO PEREIRA DE SOUZA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO/ CAMPUS VII/COLEGIADO DE ENFERMAGEM; GRADUANDO DE ENFERMAGEM

RUAN CARLOS DIAS SANTOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO/ CAMPUS VII/COLEGIADO DE ENFERMAGEM; GRADUANDO DE ENFERMAGEM

Referências

ARAÚJO, FP; CASIMIRO, LCSR. A importância dos projetos de extensão universitária na formação de cidadãos leitores. Disponível em: http://www.unirio.br/cch/eb/enebd/Comunicacao_Oral/eixo1/AIMPORTANCIADOS.pdf. Acesso em: 16 novembro 2010.

BRASIL. Portaria Nº 1.863/GM de 29 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versao_impressao.php?id=3232.Acesso em: 16 novembro 2010.

BRASIL. Portaria Nº 1.864/GM, de 29 de setembro de 2003. Disponível em: http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versaoimpressao.php?id=3232. Acesso em 16 novembro 2010.

BRASIL. Ministério da saúde. Temas de Interesse: Saúde Pública. Saúde na mídia – relatório de imprensa. Brasília. 2014. Disponível em: http://u.saude.gov.br/images/pdf/2014/julho/15/clipping-15072014.pdf.

Acesso em: 10 março 2015

Committee on Trauma of the American College of Surgeons Bull Am CollSurg; Hospital and prehospital resources for optimal care of the injured patient. v.71, n.4, p.4-23, 1986.

LEAL, F. Trotes para os serviços de emergência poderão ser punidos. 2012. Disponível em: http://www.al.mt.gov.br/hot_deputados/detalhes.php?id=33150&cod_parlamentar=21 .

Acesso em: 10 julho 2015.

LERVOLINO, S.A.; PELICIONI, M.C.F. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum. São Paulo, v.15, n.2, p. 99-110, 2005.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Análise da implantação do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel em cinco capitais brasileiras. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.24, n.8, p. 1877-1886,2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. 40% das ligações ao SAMU são trotes. Site TERRA. 2008. Disponível em:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2591311-EI306,00-Ministerio+das+ligacoes+ao+Samu+sao+trotes.html.

Acesso em: 10 julho 2008.

SALOMÃO, HAS; MARTINI, M; JORDÃO, APM. A importância do lúdico na educação infantil enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Portal de Psicologia. 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf .

Acesso: 01 março 2009.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU). JUSBRASIL. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/27452702/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu.

Acesso: 01 julho 2015.

SERVIÇO DO SAMU 192. Portal Saúde. 2009. Disponível em: http://samu192.com.br/index.php?i=1.

Acesso em: 05 julho de 2015.

SILVA, L.D. et al. O enfermeiro e a educação em saúde: um estudo bibliográfico. Rev. Enferm. UFSM. v. 2, n.2, p. 412-419. 2012.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

PEREIRA, Agnete Troelsen; DOS SANTOS, EVERTON PAULINO; DE SOUZA, PAULO SÉRGIO PEREIRA; SANTOS, RUAN CARLOS DIAS. PROJETO DE EXTENSÃO “SAMU NAS ESCOLAS” – UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA REDUÇÃO DOS TROTES EM SENHOR DO BONFIM, BAHIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 145–156, 2018. DOI: 10.5965/2594641221145. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12777. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências