A ATUAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO NÚCLEO DE ESTUDO DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Matheus Almeida Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sonia Ferreira do Amaral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renata Figueiredo Ferreguetti Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anna Cecília de Miranda Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Crislaini da Rocha Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luciana de Cássia Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Teixeira Vaz Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641222114

Palavras-chave:

Idoso, Fisioterapia, Educação em Saúde.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência dos alunos(as) do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF/GV) em um trabalho interprofissional no Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI). O NEPI é um programa que conta com ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto da saúde da população idosa. O núcleo é composto por alunos, professores e técnicos administrativos em educação de todos os cursos da área da saúde da UFJF/GV, são eles: educação física, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição e odontologia. Todos os membros atuam de forma dinâmica com atividades separadas por cursos e interfaces e atividades conjuntas, buscando a promoção e educação da saúde da população idosa. Conclui-se que a assistência fisioterapêutica desempenha um papel importante na preservação da funcionalidade e prevenção de quedas da população idosa.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

SOUZA, Matheus Almeida; DO AMARAL, Sonia Ferreira; FERREGUETTI, Renata Figueiredo; FERREIRA, Anna Cecília de Miranda; PACHECO, Crislaini da Rocha; CARDOSO, Luciana de Cássia; VAZ, Camila Teixeira. A ATUAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO NÚCLEO DE ESTUDO DA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 114–123, 2023. DOI: 10.5965/2594641222114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/11648. Acesso em: 26 dez. 2024.