O que os professores informam sobre o uso de material didático inclusivo: algumas contribuições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0062

Palabras clave:

ensino de matemática, pessoas com deficiência visual, materiais didáticos inclusivos, análise textual discursiva

Resumen

A temática de interesse deste relato de experiência se justifica pelos materiais didáticos voltados ao ensino de alunos com deficiência visual, sobre uma experiência docente realizada durante a graduação em Matemática, por um discente para alunos de um centro de apoio, ao sul da Bahia, dentre as especificidades da Educação Inclusiva. A questão de pesquisa proposta busca identificar a necessidade da utilização de materiais didáticos inclusivos na Educação Especial. Como objetivo geral, intentamos compreender os aspectos observados por professores da EE sobre os materiais que atendam às necessidades dos estudantes. Metodologicamente, para ratificar as constatações decorrentes da experiência mencionada, realizamos a coleta de dados via questionários, enviados a professores de escolas/institutos e centros de Educação Inclusiva. Para isso, apresentamos a seguinte indagação: ao utilizar material didático inclusivo, que atende às dificuldades do aluno, você percebeu melhorias nas aprendizagens? A análise dos dados qualitativos é realizada por meio de Análise Textual Discursiva, tendo como resultado a categoria ‘Especialização em Educação Inclusiva’, que permitiu a escrita das considerações finais, as quais sinalizam a necessidade de aperfeiçoamento profissional para professores que ensinam em salas de aula inclusivas desde o ensino de graduação, independentemente da área de formação do discente.

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Biografía del autor/a

Anderson Argolo dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2018-2020. Foi voluntario no apoio pedagógico na área de ensino a deficientes visuais no Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI), sendo a educação matemática na inclusão para pessoas deficientes visuais sua área de pesquisa. Bolsista no projeto de pesquisa de Análise Textual Discursiva com utilização de softwares.

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Publicado

2024-08-08

Cómo citar

PAULA, Marlubia; SANTOS, Anderson Argolo dos. O que os professores informam sobre o uso de material didático inclusivo: algumas contribuições. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0062, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21587. Acesso em: 3 dic. 2024.