Encontros intergeracionais mediados por imagens e memórias do bairro e da escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020268Palavras-chave:
Mediação da linguagem, Igualdade entre gerações, Educação para o diálogo, Ensino da arte,Resumo
Este artigo descreve o processo de produção de narrativas intergeracionais desenvolvido com crianças, adolescentes, adultos e velhos. Trata-se de etapa de investigação de doutorado baseada em etnografia realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonia Regina Gomes Rezende Franco, bairro Serra Dourada I, Serra (ES), em que 34crianças/adolescentes de 6º/7º ano foram envolvidas em um projeto de ensino de Arte que se desenrolou no âmbito das aulas de Arte e História, ao longo de três semestres letivos. Após apreciar vídeos e fotografias e visitar alguns dos espaços culturais da cidade, as crianças/adolescentes remeteram o olhar ao bairro e, desejando saber mais sobre ambos, sugeriram conversa com moradores antigos, o que se concretizou com a roda de conversa. A experiência fundamenta-se em Ciavatta (2007), Benjamin (2012), Bosi (1994), Brandão (1984, 2003, 2007), Fonseca da Silva e Schlichta (2015), Freire (2014), Halbwachs (2003), Mannheim (1952, 2014) e Schütz-Foerste (2004). Os resultados mostram que a roda de conversa intergeracional é possibilidade para cultivar imagens e memórias, promovendo o ato de narrar que inclui velhos, adultos e crianças e adolescentes, que se encontram e compartilham suas distintas culturas, sem, contudo, estabelecer hierarquização entre elas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. Textualidades contemporâneas: palavra, imagem, cultura. Vitória: Edufes, 2012.
ARAÚJO, V. C de. A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES-Brasil. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/120.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
______. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 11, n. 22, p. 107-120, jul./dez. 2005.
ASSIS, C. E de. Fios de temporalidades na educação infantil. 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT07%20Trabalhos/GT07-1658_int.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2019.
BENJAMIN, W. Escritos sobre mito e linguagem. 2. ed. São Paulo: Duas cidades, 2013.
______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo; Brasiliense, 2012.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: experiência de pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Documentário: cultura popular e educação. Entrevista concedida em 2007 à TV Brasil. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=34>. Acesso em: 12 jan. 2015.
______. Pensar a prática: escritos de viagem e estudos sobre educação. São Paulo: Loyola, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 5 mar. 2016.
CAMARGO, F. M. B. Memórias imagéticas: revisitando as narrativas infantis em contexto escolar de ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2014.
CIAVATTA, M. Do espaço da fábrica para o espaço da escola (I): introdução a uma história fotográfica. In: CIAVATTA, M.; DUARTE, E. T. et al. (Orgs.). Memória e temporalidades do trabalho e da educação. Rio de Janeiro: Lamparina; Faperj, 2007. p. 41-72.
______. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, Farpej, 2009.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 37-57.
FONSECA DA SILVA, M. C. da R.; SCHLICHTA, C. A. B. D. Laptop na escola: das tecnologias às imagens na sala de aula. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT24-4619.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2016.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
MANNHEIM, K. O problema da 'intelligentsia': um estudo de seu papel no passado e no presente. In: ______. (Org.). Sociologia da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 69-139.
MANNHEIM, K. The sociological problem of generation. In: ______. Essays on the sociology of knowkdge. Londres: Routtdge & Kegan Paul, 1952. p. 286-312.
OLIVEIRA, R. C. de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 39, n. 1, p. 13-37, 1996.
ROSA, J. A. V da. Infância, experiência e racionalidade: um estudo no ambiente escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2011.
SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Contribuições de Lukács na pesquisa com imagens na educação: um breve estudo das categorias trabalho, particularidade e mediação. In: FICHTNER, B. et al. (Orgs.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisas em educação. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013. p. 187-201.
______. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: Edufes, 2004.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Disponível em: <http://www.cedei.unir.br/submenu_arquivos/761_1.1_u1_as_culturas_na_infancia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
______. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.
______. Imaginário e cultura da infância. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal, 2003. Disponível em: <http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/textos/ImaCultInfancia.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2010.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 59-85.
SIQUEIRA, R. M. Do silêncio ao protagonismo: por uma leitura crítica das concepções de infância e criança. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/TESE_Romilson_Martins_Siqueira.pdf. 1335451613>. Acesso em: 25 jan. 2016.
VAGO-SOARES, M. A.; SCHÜTZ-FOERSTE, G. M. Interculturalidade: culturas e práticas educativas que afinam e desafinam. In: ENCUENTRO DE LAS CIENCIAS HUMANAS Y TECNOLÓGICAS PARA LA INTEGRACIÓN DE LA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE – INTERNACIONAL DEL CONOCIMIENTO: DIÁLOGOS EN NUESTRA AMÉRICA, 3., 2015, Goiânia.
VAGO-SOARES, M. A. Infância, arte e cultura: experiências em (com)textos educativos. São Carlos: Pedro & João, 2015.
VASCONCELLOS, V. M. R. Apresentação: infâncias e crianças visíveis. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Orgs.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007. p. 7-23.
______. Infância e psicologia: marcos teóricos da compreensão do desenvolvimento da criança pequena. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. de. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 62-81.
VÁSSINA, E. Nikolai Leskov, o mais original dos escritores russos. In: LESKOV, N. A fraude e outras histórias. São Paulo: Editora 34, 2012. p. 203- 217.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.