O Componente curricular arte no ensino médio integrado dos Institutos federais

Uma possibilidade de integração com a educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0057

Palavras-chave:

Arte, Educação profissional, Integração

Resumo

O presente artigo tem por objetivo sugerir uma prática pedagógica que ajude a promover a integração entre o Componente Curricular Arte e a Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no Brasil, levando em consideração a perspectiva da formação humana e focando em um de seus aspectos, o trabalho como princípio educativo. Para tanto, apresenta-se de modo objetivo as bases conceituais deste tipo de ensino, o conceito de trabalho como princípio educativo, uma breve explanação sobre as características do ensino de Arte contra-hegemônico (com influência da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa) e as semelhanças e aproximações conceituais e ideológicas entre o ensino de Arte e a educação profissional que busca ser omnilateral e emancipada. Por fim, apresenta-se a proposta que visa exemplificar a viabilidade de integração entre a aprendizagem artística e a aprendizagem técnica, apresentando a conclusão de que esta integração se faz possível quando o arte-educador conhece e domina as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e atua pedagogicamente com compromisso ético-político.

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Biografia do Autor

Edvaldo do Nascimento Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá/ MBA em História da Arte / Professor de arte na rede estadual de ensino do Estado do Amapá/ Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Aamapá.

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Publicado

06-06-2024

Como Citar

DO NASCIMENTO CARVALHO, Edvaldo; MIDONÊS BASTOS, Argemiro. O Componente curricular arte no ensino médio integrado dos Institutos federais: Uma possibilidade de integração com a educação profissional e tecnológica. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0057, 2024. DOI: 10.5965/198431781820231e0057. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23783. Acesso em: 21 dez. 2024.