OS DIFERENTES DISPOSITIVOS DE FABRICAÇÃO DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES TÁTEIS E AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE SENTIDO NO CONTEXTO PERCEPTIVO DOS CEGOS
Palavras-chave:
cegos, inclusão, acessibilidadeResumo
Nas últimas décadas, além do acesso a documentos escritos, têm-se considerado igualmente importante disponibilizar imagens ilustrativas, pedagógicas e artísticas aos cegos. Neste artigo, busco inicialmente apresentar algumas imagens táteis e as principais técnicas de relevo utilizadas. Em seguida proponho analisar, à luz das teorias de semiótica pragmática e cognitiva, as possibilidades de produção de sentido dessas imagens no contexto perceptivo dos cegos. Essa análise buscará abordar o problema da adaptação de conteúdos visuais para cegos se referindo a dois aspectos principais: 1) a compatibilidade/incompatibilidade entre o contexto perceptivo de videntes e o contexto perceptivo dos cegos e 2) a influência da interação sócio-cultural e do contato com signos figurativos para a compreensão do sistema de representação visual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.