Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças

Autores

  • Luciana Vieira Caliman Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). https://orcid.org/0000-0001-8558-6562
  • Janaína Mariano César Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI/UFES).
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781642020166

Palavras-chave:

atenção, cuidado, crianças, ecologia da atenção.

Resumo

Este estudo analisa uma experiência realizada no Brasil, na qual crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros problemas relacionais, usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), participam de uma oficina de leitura de literatura. A proposta da Oficina da Palavra é oferecer uma alternativa ao uso da medicação como modo central de tratamento, por meio de um dispositivo grupal e participativo de leitura e também de cuidado. A oficina foi realizada como uma pesquisa-intervenção baseada no método da cartografia. Através da proposição de um dispositivo grupal de cuidado, dá-se relevo à dimensão conjunta da atenção e a importância de construir ecossistemas atencionais nos quais a atenção a si e aos outros é cultivada. A partir de uma perspectiva ecológica que ultrapassa o viés individualista e naturalista da atenção, o cuidado dos problemas atencionais surge como um trabalho de cultivo de correspondência e atenção conjunta concentrada e aberta, envolvendo a construção de ecossistemas atencionais favoráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Vieira Caliman, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES).

 Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal, e pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No Brasil, integra o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos (NUCC) e a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Tem se dedicado à pesquisa da atenção e dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica.

Janaína Mariano César, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI/UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Como pesquisadora desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual. Membro do grupo de pesquisa CNPq Cognição e Subjetividade. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual. Publicou A invenção de si e do mundo (Autêntica, 2007), Políticas da cognição (Sulina, Kastrup, Tedesco e Passos, 2008), Histórias de cegueiras (Kastrup e Pozzana, CRV, 2016) e Cegueira e invenção (CRV, 2018). É uma das organizadoras de Pistas do Método da Cartografia v.1 (Passos, Kastrup e Escóssia, Sulina, 2009) e Pistas do Método da Cartografia v.2 (Passos, Kastrup e Tedesco, Sulina, 2014), Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (Moraes e Kastrup, Nau, 2010) e Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação (Kastrup e Machado, CRV, 2016) .

Referências

BERGSON, H. (1922/2001). Introduction (deuxième partie): de la position des problèmes » [1922], La pensée et le mouvant dans Œuvres, André Robinet (éd.), Paris, Presses universitaires de France, p. 1271-1330, 2001 [1959].

BOULLIER, D. Por une conception cosmopolitique du care. Cosmopolitiques. Laboratoire des pratiques l’écologie politique, 2010. Disponível em: https://blogs.mediapart.fr/dominique-g-boullier/blog/310810/pour-une-conception-cosmopolitique-du-care. Acessado em: 29 maio 2020.

CALIMAN, L.; DOMITROVIC, N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do Espírito Santo, Physis, vol. 23, n.3, p. 879-902, 2013.

CALIMAN, L. et al. O Cultivo Atencional como Exercício de Participação: Oficinar com Crianças na Saúde Mental. Ayvu, Rev. Psicol., v. 05, n. 01, p. 42-66, 2018.

CALIMAN, L. et al. Oficina da Palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 14, n. 1, janeiro-março, 2019.

CALIMAN, L.; PRADO, M. R. Prise de psychostimulants et attention: l’expérience de deux adolescents diagnostiqués TDAH au Brésil et en France. La nouvelle revue, Éducation et société inclusives, 85, p. 261-276, april, 2019.

CHAVES, F. A. M.; CALIMAN, L. Entre Saúde Mental e a Escola: A Gestão Autônoma da Medicação. Rev. Polis e Psique, V. 7, N. 3, p. 36-60, 2017.

CITTON, Y. Pour une écologie de l’attention. Paris: Le Seuil, 2014, p. 313.

CONRAD, P. The discovery of hyperkinesis: notes on the medicalization of deviant behavior. Soc. Probl., v. 23, n.1, p. 12-21, 1975.

CONRAD, P. Expansion: from hyperactive children to adult ADHD. In: CONRAD, P. (org.). The medicalization of society: on the transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2006, p.46-69.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980, p. 645.

DEPRAZ, N. De l’“inter-attention” à l’attention inter-relationnelle. Le croisement de l’attention et de l’intersubjectivité à la lumière de l’attention conjointe. Symposium. V. 14, p.104-118, 2010.

DEPRAZ, N.; VARELA, F.; VERMERSCH, P. On becoming aware: A pragmatic of experiencing. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2003, p. 281.

DRUCE, A. Bruxa, bruxa, venha à minha festa. Ilustrações: Pat Ludlow. São Paulo: Editora Brinque-book, 2008.

FREUD, S. (1912). Conseils aux médecins sur le traitement psychanalytique. Disponível em https://psycha.ru/fr/freud/1912/conseils_medecins.html. Acesso em: 29 maio 2020.

GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – Guia de Apoio a Moderadores. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; DP/UFF; DPP/UFRGS: 2014, p. 44. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/guia_gam_moderador_-_versao_para_download_julho_2014.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.

GUIA DA GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO – GAM. CAMPOS, Rosana et al. DSC/FCM/UNICAMP; AFLORE; IPUB/UFRJ; DP/UFF; DPP/UFRGS, 2012, p. 71.

HUSSERL, E. De la sinthèse passive. Grenoble, França: Jérôme Milon, 1998, p. 431.

INGOLD, T. Anthropology and/as education. Routledge: New York, 2018, p. 94.

JAMES, W. The principles of Psychology. New York: Dover, 1950.

KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 30, p. 07-16, 2004.

KASTRUP, V. Sobre livros e leitura. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008a, p. 241-266.

KASTRUP, V. Cartografias literárias. In: Kastrup, V.; Tedesco, S; Passos, E. (orgs.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina. 2008b, p. 267-295.

KASTRUP, V. Production de subjectivité dans un atelier de lecture au Brésil. Chimères, v. 49, p.34-46, 2003.

KASTRUP, V. La cartographie comme méthode: Pistes pour la pratique d’une recherche-intervention. Bulletin de Psychologie, v. 536, n. 2, p. 125-134, 2015.

KASTRUP, V. Le fonctionnement de l’attention dans le travail du cartographe. Multitude, v. 75, n. 2, p.135-144, 2019.

KINOSHITA, R. T. Contratualidade e reabilitação psicossocial. In: PITTA, A. M. F. (org.). Reabilitação psicossocial no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996.

LACHAUX, J. P. Le Cerveau attentive: Contrôle, maîtrise et lâcher-prise. Odile Jacob: Paris, 2013, p. 385.

DE-NARDIN, N. H.; SORDI, R. O. Aprendizagem da atenção: uma abertura à invenção. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, 2008.

ORTEGA, F.; ZORZANELLI, R.; GONÇALVES, P. V. Academic and professional Tensions and debates around ADHD in Brazil. In: BERGEY, M.; FILIPE, A.; CONRAD, P.; SINGH, I. (eds.). Global perspectives on ADHD: Social dimensions of diagnosis and treatment in sixteen countries, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2018. p. 186-207.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 206.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. (orgs.). Pistas do Método da Cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum (vol. 2). Porto Alegre: Sulina, 2016, p. 310.

PASSOS, E. et al. Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da gestão autônoma da medicação (GAM). Aletheia, Canoas, RS, Brasil, v. 41, p. 24-38, 2013.

PETIT, M. L'art de lire ou comment résister à l'adversité. París: Editions Belin, 2008.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina, 2014, p. 247.

SCAIFE, M; BRUNER, J.S. The capacity for joint visual attention in the infant. Nature, v. 253, n. 5489, p. 265-266, jan., 1975.

STENGERS, I. Introduction: Propagation des concepts. In: STENGERS, I. (org.) D’une scienece à l’autre: des concepts nomads. Paris: Seuil, 1987, p. 9-26.

STERN, D. The interpersonal world of the infant: a view from psychoanalysis and developmental psychology. LondreS: Karnac Books, 1998.

TARDE, G. Les lois le l’imitation. Paris: Les empêcheurs de penser en rond, 2001, p. 447.

TOMASELLO, M. Joint Attention as Social Cognition. In: MOORE, C.; DUNHAM, P. J. (eds.) Joint Attention: its Origins and Role in Development (1995). New York: Psychology Press, 2014, p.103-130.

UEXKULL, J. Von mondes animaux et monde humain. Paris: Pocket, 2004, p. 188.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. L’inscription corporelle de l’esprit. Paris: Seuil, 1993, p. 382.

VERMERSCH, P. L’attention entre phénoménologie et sciences expérimentales: Eléments de rapprochement. Expliciter, v. 44, p.14-43, 2002.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

CALIMAN, Luciana Vieira; CÉSAR, Janaína Mariano; KASTRUP, Virgínia. Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 166–195, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020166. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17887. Acesso em: 4 dez. 2024.