Bombeando vida: estímulo da criatividade de pessoas com deficiência intelectual

Autores

  • Tatiellen Roberta Rogoni Universidade Estadual de Maringá
  • Annelise Nani Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019332

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino de Arte, Deficiência intelectual, Mediação, Leitura de Imagem.

Resumo

O seguinte artigo é fruto de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado na Universidade Estadual de Maringá no curso de Artes Visuais em 2016. Neste objetivou-se investigar produções artísticas de modo a desenvolver propostas que estimulassem a criatividade e ampliassem o repertório artístico de pessoas com deficiência intelectual. Tal pesquisa foi desenvolvida junto aos alunos participantes de um projeto de extensão para Pessoas com Necessidades Especiais, vinculado a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cabe salientar que a metodologia utilizada foi a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998), por meio da elaboração das aulas que preconizou seus três vértices. Além disso, foi realizada a análise dos desenhos elaborados pelos alunos do projeto. A partir da análise, notou-se a ocorrência de desenhos estereotipados, em virtude disso, pensou-se na problemática: como planejar aulas de arte para pessoas com deficiência intelectual que estimulem a criatividade e ampliem o repertório artístico? Por fim, foram apresentadas as aulas planejadas a partir da metodologia descrita, que tiveram como objetivo o estímulo à criação autoral. Em nossas considerações inferimos que a mediação docente e os recursos didáticos constituem papel primordial no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. La comunalidad creativa una pedagogía de la imagen. In: CATELAN, Fernando Bueno; LOPES, Valter Frank de Mesquita. (orgs). Nortes da Resistência: Lugares e Contextos da Arte Educação no Brasil: Anais [do] XXIX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil [e] VII Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Manaus, AM, 2019. ISSN: 2525-880X. p.23-43.

ALENCAR, E. M. L. S; FLEITH, D. S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psic.: Teor. E Pesq., Brasília, Vol. 19, n. 1, p. 1-8, Jan-Abr 2003. ISSN 0102-3772. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v19n1/a02v19n1.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2020.

AMABILE, Teresa e KRAMER, Steven. The progress principle, Using small wints to ignite joy, engagement and creativity and work. Havard Business Review Press, 2011.

______. O princípio do progresso. Rocco, 2013.

ARRIAGA, Imanol Aguirre. Ana Mae Barbosa: ou como navegar entre a fidelidade a um ideário e a “incessante busca de mudança”. In: BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014, p.11-24.

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. A arte possibilita ao ser humano repensar suas certezas e reinventar seu cotidiano. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p. 334-343.

BARBOSA, Ana Amália Tavares. Além do corpo: uma experiência em Arte/Educação. Tese: Universidade de São Paulo, 2012.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

______. Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

______. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2011.

CABRERA SALORT, Ramón. Saber olhar com olhos próprios (Uma escola necessária para evitar ideias fora de lugar). Revista GEARTE, [S.l.], v. 6, n. 2, jul. 2019. ISSN 2357-9854. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92912>. Acesso em: 10 out. 2019. doi:https://doi.org/10.22456/2357-9854.92912.

COUTINHO, Rejane Galvão. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009, p 171-186.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity. New York: HarperCollins, 1996.

______. FLUIR (FLOW) Una Psicologia de la felicidad. Barcelona: Kairós, 2013.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda. Aprendizagem e desenvolvimento das funções complexas do pensamento e a deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. In: SHIMAZAKI, Elsa Midori; PACHECO, Edilson Roberto (org). Deficiência e inclusão escolar. Maringá: Eduem, 2012, p. 97-113.

KON, Victor. Educación por el Arte vs. Colonización de la Subjetividad. Revista GEARTE, [S.l.], v. 6, n. 2, jul. 2019. ISSN 2357-9854. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92914>. Acesso em: 10 out. 2019. doi:https://doi.org/10.22456/2357-9854.92914.

LIPOVETSKY, Giles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: o viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Pedagogias visuais do feminino: arte, imagens e docência. Currículo Sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p.148-164, jul/dez 2008.

LUBART, Todd. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

______. & STERNBERG, R.J.(1995). An investment approach to creativity. In: S.M, Smith, T.B. Ward & R.A. Finke (eds.). The creative cognition approach. Cambridge (MA), MIT Press.

MERLIN, Nora. Colonização da subjetividade e neoliberalismo. Revista GEARTE, [S.l.], v. 6, n. 2, jul. 2019. ISSN 2357-9854. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92906>. Acesso em: 10 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92906.

MERLIN, Nora. Mentir y colonizar: obediencia inconsciente en la subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019. NING, Luo. The International Journal of Arts Education, Volume 17, Número 2, dezembro de 2019, p. 83-95. ISSN 1728-175X, National Taiwan Arts Education Center.

RAPAILLE, Clotaire. O código cultural: por que somos tão diferentes na forma de viver, comprar e amar. Rio de Janeiro: Elzevir Editora Ltda, 2007.

REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 80, p. 84-102, jan.-abr. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br/>. Acesso em: 10 jan. 2017.

SHIMAZAKI; Elsa Midori; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência intelectual. In: SHIMAZAKI, Elsa Midori; PACHECO, Edilson Roberto (org). Deficiência e inclusão escolar. Maringá: Eduem, 2012.

SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. A sobrevivência das imagens: Escultura e marcas gráficas na arte afro-brasileira. Tese de doutorado. UNESP. 2017.

TOURINHO, Irene. Visualidades comuns, mediação e experiência cotidiana. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. p 268-284.

VIANNA, Maria Letícia Rauen. Desenhando com todos os lados do cérebro. Curitiba: Ibpex, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009.

ZORZAL, M. F.; BASSO, I. S. Por uma ontologia da criatividade: uma abordagem histórico-cultural. In: 25ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Caxambu.

Downloads

Publicado

01-04-2020

Como Citar

ROGONI, Tatiellen Roberta; FONSECA, Annelise Nani. Bombeando vida: estímulo da criatividade de pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 332–360, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019332. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15736. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS MÚLTIPLAS