Estratégias de combate à corrupção nas escolas primárias e secundárias angolanas: caminhos e perspectivas

Autores

  • Alexandre Antonio Timbane University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony image/svg+xml
  • Agostinho Inácio de Andrade Alfredo University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0016

Palavras-chave:

educação, corrupção, ensino, governo

Resumo

A educação é a base do crescimento e do desenvolvimento de qualquer sociedade. Em Angola não é exceção embora o país tenha alcançado a independência em  1975. A situação da corrupção na escola primária e secundária angolana é preocupante porque reduz a qualidade de ensino e provoca descredibilidade da escola. Onde há corrupção o profissionalismo não atinge os níveis desejados.  A pesquisa visa identificar os fatores que contribuem para a corrupção; (ii) discutir as políticas públicas de combate a corrupção; (iii) propor caminhos para a melhoria da responsabilidade cívica e moral das escolas por forma a combater “esquemas” de corrupção. Utilizando o método bibliográfico se concluiu que é necessário que o Governo de Angola adote políticas educacionais que ajudem na melhoria da qualidade de ensino. É importante que o Governo aposte na formação dos professores com qualidade, melhorando as condições infraestruturais das escolas, fato que vai diminuir a procura de vagas de matrícula. Os pais devem assumir a responsabilidade da escola participando do processo escolar e apoiando os professores e os alunos. As escolas devem receber todo apoio do Governo por forma a que a educação não forme analfabetos funcionais.

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Biografia do Autor

Alexandre Antonio Timbane, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Pós-Doutor em Estudos Ortográficos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2015), Pós-Doutor em Linguística Forense pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC(2014), Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (UEM). É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês como Língua Estrangeira (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique (UP). 

Agostinho Inácio de Andrade Alfredo, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Pesquisador angolano, Bacharel em Interdisciplinar em Humanidades, no Instituto de Humanidades e Letras da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês (BA).

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

TIMBANE, Alexandre Antonio; ALFREDO, Agostinho Inácio de Andrade. Estratégias de combate à corrupção nas escolas primárias e secundárias angolanas: caminhos e perspectivas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0016, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15114. Acesso em: 20 nov. 2024.