A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil

Autores

  • Anderson Carmo de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Celso Garcia de Araújo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019074

Palavras-chave:

Música e educação, Formação de pedagogos, Formação musical superior, Artes na pedagogia.

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2016 e 2017 acerca dos conhecimentos de música presentes nos currículos dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas brasileiras. Investigamos como se apresentam as diversas denominações que ora se referem às disciplinas e ora a conteúdos, também a ausência de qualquer referência à música durante os dois últimos séculos; e como ainda hoje a música interage com os currículos de Pedagogia atuais. Parte-se da perspectiva de que o conhecimento musical é fundamental para os cursos de Pedagogia de forma não polivalente, e que há a indicação da importância do estudo do fenômeno musical na legislação que regulamenta a formação de pedagogas. Num país tão musical em que canto e dança, corpo e voz, pulsam e vibram em ações culturais e educativas, a música dimensiona o que somos e como nos tornamos humanos no Brasil. Junto ao fenômeno da música conhecemos o mundo em nosso fazer mais próprio.

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Biografia do Autor

Anderson Carmo de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

M.e Anderson Carmo de Carvalho Professor de Educação Musical da SME-RJ Pedagogo - UERJ Educador Musical - UFRJ Mestre em Música - Educação Musical - UFRJ Doutorando em Música - Educação Musical - UNIRIO

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) com bolsa FUJB e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Foi professor efetivo no Estado do RJ (2005-2006) e na UFES (2006-2010), pesquisador-bolsista FAPES (2008) e recebeu apoio da lei de incentivo à cultura da Serra/ES para gravação fonográfica. Foi contemplado pelo projeto RUMOS Itaú Cultural (2001) com o quinteto de violões A Camarilha. Participou da gravação do CD duplo Livro das Canções do grupo Música Surda com apoio da FAPERJ (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; trabalhando fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia. Coordenou de 2012 a 2018 o subprojeto PIBID-Música na UFRJ, com apoio MEC/CAPES. Coordena o projeto de extensão Música Surda: co-memorando a canção como reunião poética originária com apoio do edital PROFAEX 2018. É integrante do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ como pesquisador, intérprete e compositor; grupo vinculado à projetos de pesquisa e extensão na UFRJ e apoiado pela FAPERJ desde 2016. Atua em parceria de ensino e pesquisa com o Orquestra nas Escolas junto ao grupo Camerata de Choro Orsina da Fonseca da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de representação e administração na Ufes e Ufrj atuando como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor adjunto e representante em conselhos da universidade.

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

DE CARVALHO, Anderson Carmo; RAMALHO, Celso Garcia de Araújo. A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 074–101, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14124. Acesso em: 21 dez. 2024.