A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil

Autores

  • Anderson Carmo de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Celso Garcia de Araújo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019074

Palavras-chave:

Música e educação, Formação de pedagogos, Formação musical superior, Artes na pedagogia.

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2016 e 2017 acerca dos conhecimentos de música presentes nos currículos dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas brasileiras. Investigamos como se apresentam as diversas denominações que ora se referem às disciplinas e ora a conteúdos, também a ausência de qualquer referência à música durante os dois últimos séculos; e como ainda hoje a música interage com os currículos de Pedagogia atuais. Parte-se da perspectiva de que o conhecimento musical é fundamental para os cursos de Pedagogia de forma não polivalente, e que há a indicação da importância do estudo do fenômeno musical na legislação que regulamenta a formação de pedagogas. Num país tão musical em que canto e dança, corpo e voz, pulsam e vibram em ações culturais e educativas, a música dimensiona o que somos e como nos tornamos humanos no Brasil. Junto ao fenômeno da música conhecemos o mundo em nosso fazer mais próprio.

Biografia do Autor

Anderson Carmo de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

M.e Anderson Carmo de Carvalho Professor de Educação Musical da SME-RJ Pedagogo - UERJ Educador Musical - UFRJ Mestre em Música - Educação Musical - UFRJ Doutorando em Música - Educação Musical - UNIRIO

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) com bolsa FUJB e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Foi professor efetivo no Estado do RJ (2005-2006) e na UFES (2006-2010), pesquisador-bolsista FAPES (2008) e recebeu apoio da lei de incentivo à cultura da Serra/ES para gravação fonográfica. Foi contemplado pelo projeto RUMOS Itaú Cultural (2001) com o quinteto de violões A Camarilha. Participou da gravação do CD duplo Livro das Canções do grupo Música Surda com apoio da FAPERJ (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; trabalhando fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia. Coordenou de 2012 a 2018 o subprojeto PIBID-Música na UFRJ, com apoio MEC/CAPES. Coordena o projeto de extensão Música Surda: co-memorando a canção como reunião poética originária com apoio do edital PROFAEX 2018. É integrante do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ como pesquisador, intérprete e compositor; grupo vinculado à projetos de pesquisa e extensão na UFRJ e apoiado pela FAPERJ desde 2016. Atua em parceria de ensino e pesquisa com o Orquestra nas Escolas junto ao grupo Camerata de Choro Orsina da Fonseca da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de representação e administração na Ufes e Ufrj atuando como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor adjunto e representante em conselhos da universidade.

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Publicado

2020-04-01