A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil

Autores

  • Anderson Carmo de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Celso Garcia de Araújo Ramalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019074

Palavras-chave:

Música e educação, Formação de pedagogos, Formação musical superior, Artes na pedagogia.

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2016 e 2017 acerca dos conhecimentos de música presentes nos currículos dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas brasileiras. Investigamos como se apresentam as diversas denominações que ora se referem às disciplinas e ora a conteúdos, também a ausência de qualquer referência à música durante os dois últimos séculos; e como ainda hoje a música interage com os currículos de Pedagogia atuais. Parte-se da perspectiva de que o conhecimento musical é fundamental para os cursos de Pedagogia de forma não polivalente, e que há a indicação da importância do estudo do fenômeno musical na legislação que regulamenta a formação de pedagogas. Num país tão musical em que canto e dança, corpo e voz, pulsam e vibram em ações culturais e educativas, a música dimensiona o que somos e como nos tornamos humanos no Brasil. Junto ao fenômeno da música conhecemos o mundo em nosso fazer mais próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Carmo de Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

M.e Anderson Carmo de Carvalho Professor de Educação Musical da SME-RJ Pedagogo - UERJ Educador Musical - UFRJ Mestre em Música - Educação Musical - UFRJ Doutorando em Música - Educação Musical - UNIRIO

Celso Garcia de Araújo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Poética (Ciência da Literatura) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Bacharel em Música: habilitação em violão (UFRJ) com bolsa FUJB e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música (CBM-CEU). Foi professor efetivo no Estado do RJ (2005-2006) e na UFES (2006-2010), pesquisador-bolsista FAPES (2008) e recebeu apoio da lei de incentivo à cultura da Serra/ES para gravação fonográfica. Foi contemplado pelo projeto RUMOS Itaú Cultural (2001) com o quinteto de violões A Camarilha. Participou da gravação do CD duplo Livro das Canções do grupo Música Surda com apoio da FAPERJ (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa articulando as possibilidades de diálogo entre as áreas de letras, filosofia e música; trabalhando fundamentalmente os conceitos de Linguagem, Música e Poesia. Coordenou de 2012 a 2018 o subprojeto PIBID-Música na UFRJ, com apoio MEC/CAPES. Coordena o projeto de extensão Música Surda: co-memorando a canção como reunião poética originária com apoio do edital PROFAEX 2018. É integrante do grupo Camerata Dedilhada da UFRJ como pesquisador, intérprete e compositor; grupo vinculado à projetos de pesquisa e extensão na UFRJ e apoiado pela FAPERJ desde 2016. Atua em parceria de ensino e pesquisa com o Orquestra nas Escolas junto ao grupo Camerata de Choro Orsina da Fonseca da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de representação e administração na Ufes e Ufrj atuando como coordenador de curso, chefe de departamento, diretor adjunto e representante em conselhos da universidade.

Referências

BACHELARD, G. A filosofia: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2013.

BRASIL. Coleções de Leis de 1961-v. V Atos do Poder Legislativo: leis de julho á Setembro. [S.l.]: [s.n.]. 20 dez. 1961a.

______. Lei de 15 de Outubro de 1827. Coleção das Leis do Império (1808-1889). Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Imperio. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. [S.l.]: [s.n.]. 20 dez. 1961b.

_______. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências., Brasília, 01 abr. 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 12 mar. 2016.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, 20 dez. 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2016.

______. MEC. Parecer CNE/CEB nº 12, de 04 de dezembro de 2013. Diretrizes nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14875-pceb012-13&category_slug=dezembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 30 jan. 2015.

______. Decreto, o Regimento Interno para as Escolas Publicas de Instrução primária. Coleção das Leis do Império (1808-1889). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

_____. Decreto. Lei orgânica do ensino normal. Coleção de Leis do Brasil - 1946, Página 646 Vol. 1. D. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 04 abr. 2016.

______. Decreto. Reforma o ensino primario e secundario no municipio da Côrte e o superior em todo o Imperio. In: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1879, Página 196 Vol. 1 pt. II. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html> Acesso em: 06 Setembro 2015.

______. Decreto. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Diário Official - 1/5/1931, Página 6945. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html"http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html>. Acesso em: 06 Setembro 2015.

______. Conselho nacional de educação (2006). Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em 10 fev. 2013.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. v. 6: Arte. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acessado em 15/10/2015

______. Parecer n.º 251/62. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1962). Fixa o currículo mínimo e a duração do curso de Pedagogia. Documenta. n.º 11, p. 59-66.

______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm>. Acesso em: 27 jun 2015

_______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 2011(Atualizado). Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394>. htm Acesso em 05 abr. 2017.

_______. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm>

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São paulo: Fundação Editora UNESP (FEU), 1999. 701 p. Títutlo Original: Storia della pedagogia.

CARVALHO, Anderson. A música na formação em pedagogia: Uma perspectiva a partir das graduações no estado do Rio de Janeiro, 2017. Dissertação de Mestrado. Escola de Música da UFRJ, 2017. Rio de Janeiro. 206p. In: javascript:open_window("https://minerva.ufrj.br/F/8D7K2YK8YIPQGRV5F9LE1RRSK9A8VXXCMMB24THUPA11LP5GY8-25593?func=service&doc_library=UFR01&doc_number=000861853&line_number=0001&func_code=WEB-BRIEF&service_type=MEDIA");.

CHAMBOULERYON, R. Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista. In: PRIORE, M. D. História das crianças no Brasil. 6ª. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 55-83.

FERNANDES, F. A organização da sociedade Tupinambá. São Paulo: Hucitec/Brasília, UnB, 1989.

DALLABRIDA, I. C. Formação musical no curso de pedagogia: (des)afiando o professor unidocente. In: X ANPED SUL, Florianópolis, 26-29 out. 2014. Anais... Florianópolis: ANPED, 2014.

FIGUEIREDO, S. L. The music preparation of generalist teachers in Brazil. 2003. 364f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculty of Education, Language and Community Services, Royal Melbourne Institute of Technology, Melbourne, Austrália, 2003.

FONTERRADA, M. T. D. O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2ª. ed. São Paulo: UNESP, 2008. 365 p.

FUKS, R. O discurso do Silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros, v. Série Música e Cultura: I, 1991. 182 p.

_______. O novo sentido do silêncio. Congresso da ANPPOM, 2005, [s.l.]. Anais... [s.l.]: ANPPOM, 2005. p. 100-108., 2005. p. 100-108.

LOUREIRO, A. M. A. O ensino de música na escola fundamental. 4ª. ed. Campinas: Papirus, 2008. 235 p. Coleção Papirus Educação.

QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, Londrina, v. 20 n. 29, p. 23-38, jul.-dez. 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/pdfs/ed29_revistadaabem.pdf.>. Acesso em: 05 jan. 2017.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2ª. ed. Campinas: Autores associados, 2012. 224 p.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação: 500 anos de Educação, v. 14, p. 61-88, mai-ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05>. Acesso em: 03 set. 2015.

Downloads

Publicado

01-04-2020

Como Citar

DE CARVALHO, Anderson Carmo; RAMALHO, Celso Garcia de Araújo. A atualidade da música nos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 074–101, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14124. Acesso em: 19 nov. 2024.