Ateliê Público: cenas pedagógicas a céu aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024036

Palavras-chave:

educação sensível , arte-educação, estética e pedagogia, arte, estética

Resumo

Os procedimentos e processos estéticos que configuram as experiências artísticas são analisados, no presente artigo, a partir da realização do projeto de arte-educação não formal denominado Ateliê Público. Apresentamos sua dinâmica de ação, avaliando a aplicação ampliada de seus métodos para projetos pedagógicos formais, ultrapassando o âmbito de ensino da arte. A reflexão propõe uma análisedas metodologias tradicionais de ensino com a incorporação de princípios estéticos como forma norteadora para apreensão de conteúdos variados e construção de novos saberes. Com argumentação baseada nas concepções filosoficamente distintas dos pensadores Friedrich Schiller (1759-1805) e John Dewey (1859-1952) acerca da experiência sensível e sua relação com a formação humana,buscaremos pontos de convergência que subsidiem nosso propósito de contribuir, aliada a experiência como arte-educadoras,com pressupostos que legitimem a educação para a sensibilidade como fator decisivo na formação integral dos sujeitos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Andrade, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, SP, Brasil. Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Euzânia Batista Ferreira Andrade, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação Escolar. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara, SP, Brasil. Graduação em Comunicação Visual, Licenciatura Desenho/Plástica/Educação Artística na Faculdade de Artes da UniversidadeFederal de Uberlândia(UFU).Proprietária ARTE 220 – Espaço Criativo.

Referências

ALVES, Rubem. Por uma educação romântica. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, C.; Souza, M.A.C. (Org.). Arte e estética na educação: pesquisas e processos. Curitiba: Appris, 2019.

CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: Cássio, F.; Catelli Jr, R. (org.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação educativa, 2019. p.13-39.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos a educação (do) sensível. 5.ed., Curitiba: Criar Edições, 2001.

Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. Movimento pela Base – Observatório. © 2022. O novo ensino médio. Disponível em: <https://observatorio.movimentopelabase.org.br/sobre/#quem-somos>. Acesso em: 20 de novembro de 2022.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 24.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983.

READ, Herbert. A educação pela Arte. Tradução Valter Lellis Siqueira. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução de Márcio Suzuki e Roberto Schwarz. São Paulo: Iluminuras, 1990.

UNAMUNO, Miguel de. Amor e pedagogia. Tradução de Lucas Lazzaretti. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

ANDRADE, Débora; ANDRADE, Euzânia Batista Ferreira. Ateliê Público: cenas pedagógicas a céu aberto. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 036–051, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024036. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24630. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática