Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing

Autores

  • Anelise Zimmermann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Stephen Farthing University of Arts London

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020059

Palavras-chave:

desenho , taxonomia , interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama dos estudos em desenho realizados por Stephen Farthing, artista e pesquisador. Esses estudos incluem definições e taxonomias para o desenho, elaborados com o propósito de ampliar a compreensão de sua prática e ensino, estendendo-se para além do território das artes. Farthing utiliza o próprio desenho como meio de investigação. O levantamento desses estudos foi realizado por Zimmermann (2016) durante o doutorado sanduíche na University of the Arts London, período no qual teve a supervisão de Farthing, com acesso a seu acervo de desenhos e publicações e a realização de entrevistas gravadas[1]. Por fim, esses estudos tanto representam o percurso de pesquisa de Farthing, como também demostram a interdisciplinaridade do desenho como um conhecimento que transita entre áreas, um meio de investigação e uma função intelectual com territórios ainda a serem explorados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (UFPE), com doutorado sanduíche (CNPq) na University of the Arts London, Reino Unido e Mestre em Artes Visuais pela UDESC. É professora efetiva do Departamento de Design da UDESC e integrante dos Grupo de Pesquisa RIDE - Rede Internacional Design/Educação (UFPE) e Literalise (UFSC) com pesquisas voltadas ao ensino do desenho, design de informação e narrativas visuais na literatura infantil. Produziu a série de filmes O desenho conectando conhecimentos a partir de entrevistas com pesquisadores, educadores, artistas e designers no Reino Unido. A série recebeu o Prêmio Destaque na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019 na categoria Pensando o Design. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8548816949021546

E-mail: anelise.zimmermann@gmail.com

Stephen Farthing, University of Arts London

No ensino do desenho e pintura atuou como Head of Painting e Head of Department of Fine Art no West Surrey College of Art and Design, Ruskin Master na Ruskin School of Fine Art e Professorial Fellow em St Edmund Hall, da Oxford University. Entre 2000 e 2016 atuou como pesquisador na University of Arts London onde assumiu o posto de Rootstein Hopkins Research Chair of Drawing. Nessa instituição, integrou o Centre for Drawing, grupo de estudos e práticas em desenho, participando da elaboração do currículo Drawing Qualification, implementado em escolas do Reino Unido. É artista, membro eleito da Royal Academy of Arts de Londres, com publicações e produções audiovisuais que exploram os territórios da pintura e desenho. Website:http://stephenfarthing.co.uk

Referências

FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia Uni-versity, 2011, p. 21-25.

FARTHING, Stephen, CHORPENING, K.; WIGGINS, C. (Org.). The good drawing. Lon-don: CCW, 2012.

FARTHING, Stephen. Taxonomias do desenho: entrevista [ago. 2015]. Entrevistadora: Anelise Zimmermann. Londres, 2015, 1 arquivo .mp4. (60 minutos). Entrevista concedida para tese.

FARTHING, Stephen. Drawing and Writing: the Intersection. Draw Event: Interrogating interdisciplinary approaches to drawing. University of the Arts London: Londres, 2016. Dis-ponível em: <https://draw.myblog.arts.ac.uk/2016/01/19/draw-event-drawing-and-writing-the-intersection/>. Acesso em: 28 Jul. 2020.

FARTHING, Stephen. Intersecções do desenho e a escrita: entrevista [jul. 2020]. Entrevis-tadora: Anelise Zimmermann. Florianópolis (realizada online), 1 arquivo .mp3. (20 minutos). Entrevista concedida para artigo.

O desenho conectando conhecimentos. Episódio 1: A pesquisa em desenho. Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC. 1 DVD (20 min), MP4, color. Portu-guês/Inglês, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 Jul. 2020.

ZIMMERMANN, Anelise. O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar. Tese Doutorado – Centro de Artes e Comunica-ção/Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016, p. 221.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

ZIMMERMANN, Anelise; FARTHING, Stephen. Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18418. Acesso em: 21 nov. 2024.