Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing

Autores/as

  • Anelise Zimmermann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Stephen Farthing University of Arts London

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020059

Palabras clave:

desenho , taxonomia , interdisciplinaridade

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama dos estudos em desenho realizados por Stephen Farthing, artista e pesquisador. Esses estudos incluem definições e taxonomias para o desenho, elaborados com o propósito de ampliar a compreensão de sua prática e ensino, estendendo-se para além do território das artes. Farthing utiliza o próprio desenho como meio de investigação. O levantamento desses estudos foi realizado por Zimmermann (2016) durante o doutorado sanduíche na University of the Arts London, período no qual teve a supervisão de Farthing, com acesso a seu acervo de desenhos e publicações e a realização de entrevistas gravadas[1]. Por fim, esses estudos tanto representam o percurso de pesquisa de Farthing, como também demostram a interdisciplinaridade do desenho como um conhecimento que transita entre áreas, um meio de investigação e uma função intelectual com territórios ainda a serem explorados.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (UFPE), com doutorado sanduíche (CNPq) na University of the Arts London, Reino Unido e Mestre em Artes Visuais pela UDESC. É professora efetiva do Departamento de Design da UDESC e integrante dos Grupo de Pesquisa RIDE - Rede Internacional Design/Educação (UFPE) e Literalise (UFSC) com pesquisas voltadas ao ensino do desenho, design de informação e narrativas visuais na literatura infantil. Produziu a série de filmes O desenho conectando conhecimentos a partir de entrevistas com pesquisadores, educadores, artistas e designers no Reino Unido. A série recebeu o Prêmio Destaque na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019 na categoria Pensando o Design. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8548816949021546

E-mail: anelise.zimmermann@gmail.com

Stephen Farthing, University of Arts London

No ensino do desenho e pintura atuou como Head of Painting e Head of Department of Fine Art no West Surrey College of Art and Design, Ruskin Master na Ruskin School of Fine Art e Professorial Fellow em St Edmund Hall, da Oxford University. Entre 2000 e 2016 atuou como pesquisador na University of Arts London onde assumiu o posto de Rootstein Hopkins Research Chair of Drawing. Nessa instituição, integrou o Centre for Drawing, grupo de estudos e práticas em desenho, participando da elaboração do currículo Drawing Qualification, implementado em escolas do Reino Unido. É artista, membro eleito da Royal Academy of Arts de Londres, com publicações e produções audiovisuais que exploram os territórios da pintura e desenho. Website:http://stephenfarthing.co.uk

Citas

FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia Uni-versity, 2011, p. 21-25.

FARTHING, Stephen, CHORPENING, K.; WIGGINS, C. (Org.). The good drawing. Lon-don: CCW, 2012.

FARTHING, Stephen. Taxonomias do desenho: entrevista [ago. 2015]. Entrevistadora: Anelise Zimmermann. Londres, 2015, 1 arquivo .mp4. (60 minutos). Entrevista concedida para tese.

FARTHING, Stephen. Drawing and Writing: the Intersection. Draw Event: Interrogating interdisciplinary approaches to drawing. University of the Arts London: Londres, 2016. Dis-ponível em: <https://draw.myblog.arts.ac.uk/2016/01/19/draw-event-drawing-and-writing-the-intersection/>. Acesso em: 28 Jul. 2020.

FARTHING, Stephen. Intersecções do desenho e a escrita: entrevista [jul. 2020]. Entrevis-tadora: Anelise Zimmermann. Florianópolis (realizada online), 1 arquivo .mp3. (20 minutos). Entrevista concedida para artigo.

O desenho conectando conhecimentos. Episódio 1: A pesquisa em desenho. Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC. 1 DVD (20 min), MP4, color. Portu-guês/Inglês, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 Jul. 2020.

ZIMMERMANN, Anelise. O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar. Tese Doutorado – Centro de Artes e Comunica-ção/Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016, p. 221.

Publicado

2020-09-14

Cómo citar

ZIMMERMANN, Anelise; FARTHING, Stephen. Desenhos do desenhar: pesquisa e práticas de Stephen Farthing. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18418. Acesso em: 21 nov. 2024.