Como vai a Arte na Educação Infantil?

Autores/as

  • Susana Rangel Vieira da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267532019010

Palabras clave:

arte , educação , infantil , pedagogias em artes, experiências docentes

Resumen

Este artigo tem como foco das discussões as ações pedagógicas naturalizadas em artes visuais desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Os exemplos, reflexões e análises são decorrentes das experiências docentes da autora no curso de Pedagogia da UFRGS e pesquisas desenvolvidas em Escolas Municipais Infantis de Porto Alegre com professoras e crianças ao longo de 15 anos. Para além de traçar um panorama das pedagogias em arte no contexto da educação infantil, procura-se entender e problematizar as concepções de criança, arte e educação que norteiam tais práticas pedagógicas nas instituições que educam crianças pequenas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana Rangel Vieira da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Graduada em Artes Visuais, Mestre e Doutora em Educação, Pós-Doutora em Pedagogías Culturales de la Facultad de Bellas Artes de la Universitat de Barcelona. Professora e pesquisadora da Faculdadede Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre) na área de Infância, Formação de professores, Artes e Cultura Visual.

http://lattes.cnpq.br/060049890927136

Citas

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano:1: Artes do Fazer. Petropólis: RJ. Vozes, 1994.

BORGES, Camila ; CUNHA, VIEIRA da. Susana R. . E se eu juntar este com aquele?! A pesquisa com crianças e os encontros com a arte contemporânea. Revista Textura. Canoas: ULBRA v. 16, p. 88-101, 2014.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Artes Médica Sul, 2000.

KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Cadernos de Educação Infantil n 8. Porto Alegre. Ed. Mediação, 1999

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org). Transformações nos saberes sobre arte e seu ensino. Revista Projeto, Porto Alegre: Artes Plásticas, v.3,n.5, 2001

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).Como vai a Arte na Educação Infantil?. Revista de Educação Presente! CEAP Salvador: v. 56, p. 4-12, 2007.

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).EntreVan Goghs, Monets e Mônicas: a infância educada através das imagens. Ciências & Letras, Porto Alegre: v. 43, p. 107-124, 2008.

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Revista Zero-a-Seis, UFSC, Florianópolis: v. 1, p. 26-42, 2009.

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org).ConversACCIONES: Niños y materiales expresivos. In: Arianna Fasanello. (Org.). Cultura Visual, Investigación y Educación Artística. 1ed. Montevidéu: Editora da UDELAR, 2014, v. 1, p. 39-46.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

VIEIRA DA CUNHA, Susana Rangel. Como vai a Arte na Educação Infantil?. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019. DOI: 10.5965/24471267532019010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16827. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática