Histórias do Ensino do Desenho

Autores/as

  • Ana Mae Barbosa Universidade Anhembi Morumbi - UAM

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267522019129

Resumen

The Notebooks of Leonardo da Vinci,1 copilados e editados dos manuscritos originais por Jean Paul Richter são evidências cabais de que para Leonardo o desenho era fundamental em todas as suas múltiplas atividades.

Contudo nos dias atuais há um desinteresse enorme por pesquisas que esclareçam a importância do desenho para profissionais projetistas, para o cotidiano das pessoas, para o desenvolvimento da cognição e na educação para as Artes, para o Design, para a Arquitetura.

Até mesmo o desenho da criança tão estudado até a década de 80 tem sido esquecido. De Luquet (1913) a Claire Golumb (1992)3 muita pesquisa confiável foi produzida sobre a evolução do desenho livre da criança, mas o que se escreve e se vende hoje são meras receitas para aprender a desenhar, entre elas o livro Drawing on the Right Side of the Brain Workbook (1998)4.Os exercícios que Betty Edwards propõe neste livro produzem bons resultados por serem desinibidores da expressão, mas cientificamente nenhuma pesquisa demonstrou que realmente ativam o lado direito do cérebro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Mae Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Possui graduação em Direito – Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education-Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education-Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade, Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

EDWARDS, Betty. Drawing on the Right Side of the Brain Workbook. 1998, Penguin Putnam.

GOLOMB, Claire. The Child’s creation of a Pictorial World. Berkeley, Los Angeles, Oxford. University of California Press, 1992, 353 pgs.

LUQUET, Georges-Henri. Les dessins d'un enfant (Children’s Drawings). Paris, Librairie Félix Alcan, 1913.

MILANEZ, Carolina Gonçalves. Ensino da Arte e do Design em uma escola municipal de São Paulo. Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Arte. Design e Tecnologia, 2016.

REBOUÇAS, André. Diário e Notas Autobiográficas. Coleção Documentos Brasileiros dirigida por Gilberto Freyre. Livraria José Olympio Editora, Rio, pág. 395 a 397, 1938.

The Notebooks of Leonardo da Vinci compiled and edited from the original manuscripts by Jean Paul Richter. New York: Dover Publications, 1970.

VARTULI, MAximilian de Aguiar. O design do desenho: análise de ferramentas de desenho digital no projeto de produto. Mestrado Acadêmico em Design UDESC /CEART, 2016 pag 24.

SANOVICZ, Fernanda. Desenhos de Abrahão Sanovicz. São Paulo: SESC,2016.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

BARBOSA, Ana Mae. Histórias do Ensino do Desenho. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.5965/24471267522019129. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16071. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática