Creative methods in teaching art:nuances between the utopian and the vital
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024021Keywords:
creative learning, creative process, creative activators, utopian projects, art educationAbstract
This article discusses creative learning practices, observed in the Teaching Internship discipline, in the master’s course of the Postgraduate Program in Art - PPGA UFES. The research described in this text presentes teaching methods based on creativity and art creation processes. Inspired by the utopian projects of artists Ilya and Emilia Kabakov (1998-2018), the methodological paths are developed in dialogue with the creative activators of the author David de Prado Díez (1987). In this sense, paths are traced through the Creative Problem Solving method towards a vital pedagogical approach.
Downloads
References
ALENCAR, E. M. L. S. de; FLEITH, D. de S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 1-8, abr., 2003.
AMABILE, T. M.; PILLEMER, J. Perspectives on the Social Psychology of Creativity. Journal of Creative Behavior, Cambridge, v. 46, n. 1, p. 3-15, 2012.
BARBOSA, A. M. Criatividade coletiva: arte e educação no século XXI. São Paulo: Editora Blucher, 2023.
BASCHIROTTO, V. Ilya e Emilia Kabakov na exposição Not everyone will be taken into the future. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 11, n. 1, p. 192-210, jan./abr., 2018.
BURRUS, J. Book Reviews: CSIKSZENTMIHALYI, MIHALY (1996). Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins. Gifted Child Quarterly, Thousand Oaks, v. 41, n. 3, p. 114-116, Jul., 1997.
CARIAS, I. A.; GONDIM, S. M. G.; ANDRADE, J. M. DE. Competências socioemocionais e desempenho contextual de docentes do ensino fundamental. Psico, Porto Alegre, p. e42143–e42143, 22 dez. 2023.
CSIKSZENTMIHALY, M. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. Nova Iorque: HarperCollins, 1996.
CSIKSZENTMIHALY, M. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STENBERG, R. J. (Ed.), Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999, p. 313-335.
CSIKSZENTMIHALY, M. Fluir (flow): una psicología de la felicidad. Barcelona: Editorial Kairós, 2010.
EISNER, E. E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 5-17, Jul/Dez 2008.
DÍEZ, D. de P. Manual de activación creativa: para una programación alternativa y motivadora. Santiago de Compostela: Centro de Estudios Creativos LUBRICAN, 1987.
FLEITH, D. de S.; NEVES-PEREIRA, M. S. O modelo Sistêmico da Criatividade de Mihaly. In: FLEITH, D. de S.; NEVES-PEREIRA, M. S. Teorias da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2020.
FORMIGA SOBRINHO, A. B.; SANMARTIN, S. M. A criatividade no ensino superior: uma abordagem possível. In: VERSUTI, A. C.; BERALDO, R.; GOSCIOLA, V. Formação de professores: Transmídia, Conhecimento e Criatividade. Novas linguagens, teorias e práticas para o professor contemporâneo. Recife: Editora UFPE, 2014.
GUILFORD, J. P. Creative abilities in the arts. Psychological Review, Washington, v. 64, n. 2, p. 110-118, 1957.
OSTROWER, F. Criatividade e processo de criação. São Paulo: Vozes, 2014.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
STERNBERG, R. J.; LUBART, T. I. An Investment Theory of Creativity and Its Development. Human Development, Basel, v. 34, n. 1, p. 1-31, 1991.
RHODES, M. An analysis of creativity. The Phi Delta Kappan, Bloomington, v. 42, n. 7, p. 305-310, abr. 1961.
ROBINSON, K. Out of our minds: Learning to be creative. Chichester: Capstone Publishing Ltd., 2001.
ROBINSON, K.; ARONICA, L. Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2018.
SANMARTIN, S. M. Práxis criadora: arte no espaço educativo. Vitória: EDUFES, 2021.
SIQUEIRA, J. Desperte e explore sua criatividade: Seu futuro depende menos do que você conhece e mais de como você pensa. Rio de Janeiro: Publicação independente, 2015.
TORRE, S. de L. Dialogando com a Criatividade: Da Identificação à Criatividade Paradoxal. São Paulo: Madras, 2005.
ZAMANA, F. Criatividade a sério: [livro eletrônico]. Por que suas ideias são mais sobre nós do que sobre você. São Paulo: Ed. do Autor, 2022.
ZIMMERMAN, E. Reconceptualizing the role of creativity in art education theory and practice. Studies in Art Education, Abingdon, v. 50, n. 4, p. 382-399, 2009.
ZIMMERMAN, E. Criatividade e Arte-Educação: uma jornada pessoal em quatro atos. In: BARBOSA, A. M.; FONSECA, A. N. (org.). Criatividade Coletiva: arte e educação no século XXI, São Paulo: Perspectiva, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Sarah Rodrigues Damiani, Stela Maris Sanmartin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.