PELES PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2447267222016057Palavras-chave:
Arte, Docência, pesquisa, metáfora.Resumo
Ao apresentar o livro sensorial Peles Pedagógicas (2010) composto como um mostruário de tecidos este artigo se torna um modo de pensar sobre
processos de criação e desvelar a vida de artista, de pesquisadora e de
professora que nele se visibiliza. As “peles-metáforas” foram produzidas
com matérias, texturas, cores, formas, palavras e porcentagens que, como tecido-metáfora, provocam outras leituras.
Downloads
Referências
ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. In: RAMOS, Alexandre. D. (org.). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-57.
CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. São Paulo: EDUSP, 1998.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DELUZE, Gilles., e GUATTARI, Félix. O liso e o estriado. Tradução: Peter Pál Pelbart. In: Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5.São Paulo: Ed. 34, 1997, p. 179-214.
DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MACHADO, Regina. Arte-Educação e o conto de Tradição Oral: Elementos para uma Pedagogia do Imaginário. São Paulo, Tese (doutoramento), ECA/USP, 1989.
MACHADO, Regina. A formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste. Arte - o seu encantamento e o seu trabalho na educação de educadores. A celebração de metamorfoses da cigarra e da formiga. São Paulo, Tese (doutoramento), Faculdade de Educação/USP, 1999.
MARTINS, Mirian Celeste. (org.) Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: provocações estéticas, São Paulo, Instituto de Artes/UNESP, vol 1, n. 1, p.94-123, novembro de 2005.
MARTINS, Mirian Celeste. (org.) Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, Mirian Celeste e PICOSQUE, Gisa (orgs.) Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
SANTIAGO, Maria Cecília do Amaral C.B. Uma experiência estética com portadores baixa visão: uma aproximação com a vida. 2005. 86 p. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.