O redimensionamento do conceito de experiência em John Dewey: continuidade entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025083

Palavras-chave:

Conhecimento, Experiência, John Dewey, Prática, Teoria

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar o conceito de experiência em John Dewey e suas implicações epistemológicas no que concerne as relações entre teoria e prática. A partir de uma distinção com noções do empirismo britânico e do sistema transcendental kantiano, o texto explora de que maneira a noção do “empirismo naturalista” de Dewey, ao propor um redimensionamento da noção do que constitui a experiência, permite compreendê-la como sendo algo mais profundo do que a mera percepção sensível do real, mas um meio de propriamente penetrar no real e relacionar-se com ele. Com isso, nossa tese é a de que há um ganho também na concepção do que é o conhecimento, como ele se constrói e como interfere na experiência. Tanto para as ciências empíricas quanto para a filosofia, o conhecimento em Dewey está relacionado ao vislumbre de novas relações de significação da experiência e de novas possibilidades de compreensão e de ação – daí a relação também mais profunda entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Frederico Saturnino Braga, Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É doutor em Filosofia pela UERJ e professor do departamento de Filosofia da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM) da UFRJ. Trabalha principalmente com Filosofia Moderna, Ética e Filosofia da Educação.

Mariana Oliveira dos Santos Tartaglia, Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa as áreas de Epistemologia e Ensino de Filosofia.

Referências

DEWEY, John. Democracy and Education: an introduction to the philosophy of education. 1ª edição. New York: The Macmillan Company, 1930.

DEWEY, John. Experience and Nature. London: George Allen & Unwin, 1929.

DEWEY, John. How We Think. Boston, New York, Chicago: D.C. Heath & Co. Publishers, 1910.

DEWEY, John. Logic: The Theory of Inquiry. New York: Henry Holt and Company, 1938.

DEWEY, John. The Quest for Certainty: a study of the relation of knowledge and action. New York: Minton, Balch & Company, 1929.

HILDEBRAND, David. John Dewey. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2024 Edition), Edward N. Zalta & Uri Nodelman (eds.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/sum2024/entries/dewey/>. Versão impressa.

TEIXEIRA, Anísio; WESTBROOK, Robert B. John Dewey. José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues (org.). Recife: Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

BRAGA, Antonio Frederico Saturnino; TARTAGLIA, Mariana Oliveira dos Santos. O redimensionamento do conceito de experiência em John Dewey: continuidade entre teoria e prática. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 083–098, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26930. Acesso em: 8 jul. 2025.