O redimensionamento do conceito de experiência em John Dewey: continuidade entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025083Palavras-chave:
Conhecimento, Experiência, John Dewey, Prática, TeoriaResumo
Este artigo tem por objetivo abordar o conceito de experiência em John Dewey e suas implicações epistemológicas no que concerne as relações entre teoria e prática. A partir de uma distinção com noções do empirismo britânico e do sistema transcendental kantiano, o texto explora de que maneira a noção do “empirismo naturalista” de Dewey, ao propor um redimensionamento da noção do que constitui a experiência, permite compreendê-la como sendo algo mais profundo do que a mera percepção sensível do real, mas um meio de propriamente penetrar no real e relacionar-se com ele. Com isso, nossa tese é a de que há um ganho também na concepção do que é o conhecimento, como ele se constrói e como interfere na experiência. Tanto para as ciências empíricas quanto para a filosofia, o conhecimento em Dewey está relacionado ao vislumbre de novas relações de significação da experiência e de novas possibilidades de compreensão e de ação – daí a relação também mais profunda entre teoria e prática.
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Referências
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