Modos de Existência que Afirmam a Vida: Enredando Arte, Educação e Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025243Palavras-chave:
Afirmação da Vida, Artes Visuais, Educação, Modos de Existências, SonhosResumo
Investigamos, neste artigo, a interseção entre arte, educação e filosofia, destacando a importância dos sonhos e da cosmopercepção indígena brasileira na construção de modos de existência que afirmam a vida. Utilizando a metodologia da a/r/tografia, que integra arte, pesquisa e ensino, refletimos sobre processos criativos e educativos como práticas vitais. A partir das contribuições de Nietzsche (1994) e Foucault (2004) sobre a vida como obra de arte, aliadas às perspectivas de Ailton Krenak (2020) e dos povos Yanomami sobre os sonhos, propomos a educação como um espaço de criação de sentidos e resistência. A análise de oficinas realizadas no Espacio de Arte Contemporáneo, em colaboração com a Casa de los Sueños, em Montevidéu, revela como essas práticas promovem a transformação individual e coletiva.
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