Modos de Existência que Afirmam a Vida: Enredando Arte, Educação e Filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025243

Palavras-chave:

Afirmação da Vida, Artes Visuais, Educação, Modos de Existências, Sonhos

Resumo

Investigamos, neste artigo, a interseção entre arte, educação e filosofia, destacando a importância dos sonhos e da cosmopercepção indígena brasileira na construção de modos de existência que afirmam a vida. Utilizando a metodologia da a/r/tografia, que integra arte, pesquisa e ensino, refletimos sobre processos criativos e educativos como práticas vitais. A partir das contribuições de Nietzsche (1994) e Foucault (2004) sobre a vida como obra de arte, aliadas às perspectivas de Ailton Krenak (2020) e dos povos Yanomami sobre os sonhos, propomos a educação como um espaço de criação de sentidos e resistência. A análise de oficinas realizadas no Espacio de Arte Contemporáneo, em colaboração com a Casa de los Sueños, em Montevidéu, revela como essas práticas promovem a transformação individual e coletiva.

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Biografia do Autor

Benjamin Marins Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Artes Visuais pela UFSM.

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Artes Visuais e Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

MARINS COSTA, Benjamin; VALLE, Lutiere Dalla. Modos de Existência que Afirmam a Vida: Enredando Arte, Educação e Filosofia. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 243–258, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025243. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26410. Acesso em: 8 jul. 2025.