Olhar imagens e encontrar fantasmas: considerações sobre um projeto de ensino de História da arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024057Palavras-chave:
fantasmas, projeto de ensino, montagem de imagensResumo
Em 2020, foi realizado o projeto “História da Arte como uma História de Fantasmas para adultos”, no Instituto Federal Catarinense, no campus Ibirama, com alunos do ensino médio. O objetivo do projeto foi ensinar História da Arte, primeiramente a partir dos movimentos artísticos cronologicamente agrupados, para então questionar essa formatação através da produção de montagens de imagens, inspirados no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, aprendendo conceitos como Pathosformel, Nachleben e imagem-fantasma. Esse texto analisa quatro das pranchas produzidas pelos estudantes, relacionadas especialmente ao Pathosformel, conforme a herança desse importante historiador alemão, mostrando a potência da imagem para ampliar o repertório, sensibilidade e capacidade de pensar pelo visual em jovens estudantes através do conhecimento por montagem de imagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento. Trad. de Antônio Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRAIDA, Braida. A forma e o sentido da frase “Isso é arte?”. In: BRAIDA, C et al. (Org.). Café Filosófico: Estética e Filosofia da Arte. 1ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, p. 23-56.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Trad. de David Jardim. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
CAMPOS, Luis. Conociendo a Aby Warburg. Trans/Form/Ação. Revista de Filosofia da Unesp, Marília, v. 37, n. 1, p. 151-162, Jan./Abr., 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/trans/a/nTQgqDVHhD5DDHVyxbzFftb/?lang=es> Acesso em: 24 mar. 2022.
DE MATTOS, Cláudia V. Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea. Revista Concinnitas. Ano 8, v. 2, número 11, dezembro de 2007. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/22865> Acesso em: 22 mar. 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Trad. Vera C. N. Maia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Prefácio. In: MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b.
DIDI-HUBERMAN, Georges.Diante do Tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FERNANDES, Cássio. O legado antigo entre transferências e migrações. Topoi, Rio de Janeiro, v. 15, n. 28, p. 338-346, jan./jun. 2014. Disponível em: Acesso em: 22 mar. 2022.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror. Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GUERREIRO, António. Aby Warburg e a história como memória. Revista de História das Ideias. v. 23, 2002, pp. 389-407. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/41705/1/Aby_Warburg_e_a_historia_como_memoria.pdf> Acesso em: 16 mar. 2022.
JAY, Martin. Introdution: Vision in context: reflections and refractions. In BRENNAN, T.; JAY, M. (eds.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York/London: Routledge, 1996.
MAMMÌ, Lorenzo. Duas Meninas: Renoir, Proust e os nazistas. Piauí, São Paulo, n. 150, mar. 2019. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/materia/duas-meninas-2/> Acesso em: 26 mar. 2022.
MITCHELL, Thomas. Picture theory. essays on verbal and visual representation. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1994.
MITCHELL, Thomas. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture; 1; 165, 2002.
MONDZAIN, Marie-José. “A imagem entre proveniência e destinação”. In: ALLOA, Emmanuel. (org.) Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 13º ed. Rio de Janeiro, Campus: 1983.
SAMAIN, Etienne. As “Mnemosyne(s)” de Aby Warburg: Entre Antropologia, Imagens e Arte. Revista Poiésis, n. 17, p. 29-51, 2011.
WAIZBORT, Leopoldo. Apresentação. In: WARBURG, Aby. História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WARBURG, Aby. Memórias da viagem à região dos índios pueblos na América do Norte. In: WARBURG, Aby. História de fantasmas para gente grand e: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WARBURG, Aby. “Introdução à Mnemosine”. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Torres Valgas, Maria Bernardete Ramos Flores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.