Residência artística em sala de aula: uma experiência possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024137

Palavras-chave:

residência artística, livro de artista, ensino-aprendizagem, processos de criação

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre os aprendizados de uma Ação de Extensão intitulada “Residência Artística” - proposta por uma docente de disciplina curricular de graduação, no Instituto de Humanidades, da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira) – a partir da experiência de um dos artistas convidados por meio da obra “Livro-mobiliário, um livro de artista” e seus processos de criação. Dessa forma, tem por objetivos: mover alguns lugares e conceitos concernentes ao campo das artes e suas atuações; refletir acerca das disciplinas curriculares como espaços que se impõem como processos de conhecimento com o humano; compreender sobre uma experimentação plástica de residência artística; e apresentar uma prática de ampliação de percepção e convivência entre comunidade acadêmica e não-acadêmica, com linguagens artísticas. Para tal, experimentou metodologias diversificadas na forma de debates críticos, exercícios didático-artísticos, produções textuais e elaborações de obras de arte apresentadas ao final do semestre por alunas, alunos e artistas convidados. A “Residência Artística”, nesse sentido, além de ter sido uma proposta inovadora, procurou contribuir para a compreensão do ensino-aprendizagem na universidade pública brasileira como lugar de troca e partilha horizontal de saberes. Os principais aportes teóricos desse texto foram: BASBAUM (2013), BARTHES (2003), CARRIÓN (2011), DERDYK (2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Lênin Maia Malveira, Universidade Federal de Goiás

É Professora-pesquisadora da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) e da UFC (no Programa de Pós-Graduação em Artes). Pós-doutora em Artes (UFMG). 

Jo A-mi, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

É Professora-pesquisadora da Unilab-CE (no Instituto de Humanidades e no Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) e da UFC (no Programa de Pós-Graduação em Artes). Pós-doutora em Artes (UFMG), trabalha com pesquisas que atravessam estudos em Arte Visual, Gênero, Literatura/Poética/Escrita, Arte-Educação. É coordenadora do ATELIÊ (Grupo de Pesquisa e Estudos Interartes, da Unilab) e do TEIA (Laboratório Transdisciplinar de Escritas em/com Artes, da UFC). Enquanto Artista Visual, tem vivenciado experiências com Literatura, Pintura, Fotografia, Desenho e Audiovisual; como escritora, publicou os livros Pela Impermanência (2018) e Cor Adormecida (2012). Site: https://joa-miart.wixsite.com/joa-mi

Referências

ALBUQUERQUE, Aline. Tipo Grito. Fortaleza: Litoral Press & Complexo Gráfico, 2021.

ASCOTT, Roy. Existe amor no abraço telemático. In: Arte, Ciência e Tecnologia – Passado, Presente e Desafios, Diana Domingues (org.). São Paulo: Editora Unesp, 2009. p. 305-318.

BARTHES, R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de janeiro: Beco do Azougue, 2013.

BRYSON, B. Em uma casa – Uma breve história da vida doméstica. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

DERDYK, Edith (Org). Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.

FAVARETTO, Celso. Deslocamentos: entre a arte e a vida. Revista Ars, v.9, n.18, 2011. p. 94-109.

MORAES, Marcos. Residência artística: uma reflexão sobre os ambientes de formação, criação e difusão das práticas artísticas contemporâneas. In: Políticas para as artes: prática e reflexão (v.02). Rio de Janeiro: FUNARTE, 2014. P.14-42.

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR: CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES. Unilab, abril de 2019. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/10/PPC-BHU-2019.pdf

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO Experimental org.; Ed. 34, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SCOVINO, Felipe; TJABBES, Pieter. Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura. São Paulo: Art Unlimited, 2021.

VALENTE, André. GENTE I. São Paulo: Bebel Books, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

MALVEIRA, Ícaro Lênin Maia; A-MI, Jo. Residência artística em sala de aula: uma experiência possível?. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 137–155, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024137. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25031. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática