Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024039Palavras-chave:
experiências estéticas, reeducação, institucionalização, criação de circunstânciasResumo
O presente manuscrito é um recorte de uma pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, que olha para uma instituição de reeducação, movida pela problemática: o que podem as experiências estéticas em um espaço de reeducação de crianças e jovens? O estudo realizado em um abrigo institucional de um município do interior do Rio Grande do Sul - Brasil, propõe experiências estéticas com o objetivo de criar circunstâncias (Deligny, 2018a) em meio à arte e às crianças e jovens que habitam instituições reeducativas. A pesquisa com arte (Mossi; Oliveira, 2018), é atravessada pela construção contínua de diários visuais e/ou textuais (Oliveira, 2012) e convoca autores como Deligny (2018a, 2018b), Foucault (2014) e Deleuze (1988-1989, 1992, 2006) para produzir contágios teóricos. Aposta-se na invenção de novos tempos para habitar instituições de reeducação, tempos abertos ao inútil, no qual não há a pretensão de produzir ou ensinar algo à infância em qualquer idade, assumindo o “infanciar” (Kohan; Fernandes, 2023) como condição para a criação de circunstâncias.
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