Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024039

Palavras-chave:

experiências estéticas, reeducação, institucionalização, criação de circunstâncias

Resumo

O presente manuscrito é um recorte de uma pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, que olha para uma instituição de reeducação, movida pela problemática: o que podem as experiências estéticas em um espaço de reeducação de crianças e jovens? O estudo realizado em um abrigo institucional de um município do interior do Rio Grande do Sul - Brasil, propõe experiências estéticas com o objetivo de criar circunstâncias (Deligny, 2018a) em meio à arte e às crianças e jovens que habitam instituições reeducativas. A pesquisa com arte (Mossi; Oliveira, 2018), é atravessada pela construção contínua de diários visuais e/ou textuais (Oliveira, 2012) e convoca autores como Deligny (2018a, 2018b), Foucault (2014) e Deleuze (1988-1989, 1992, 2006) para produzir contágios teóricos. Aposta-se na invenção de novos tempos para habitar instituições de reeducação, tempos abertos ao inútil, no qual não há a pretensão de produzir ou ensinar algo à infância em qualquer idade, assumindo o “infanciar” (Kohan; Fernandes, 2023) como condição para a criação de circunstâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Coelho Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM/ RS/Brasil). Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Editora Chefe da Revista Digital do LAV (RDLAV).

Referências

BATTISTELLI, B. M.; CRUZ, L. R. da. Cartagrafias: A Escrita Acadêmica entre Cuidado, Pesquisa e Acolhimento. Revista Subjetividades, [S. l.], v. 21, n. 2, p. Publicado online: 05/10/2021, 2021.

CARDONETTI, V. K.; OLIVEIRA, M, O. Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa. Pro-Posições, v. 30, Campinas, 2019.

CORRÊA, G. C.; PREVE, A. M. H. A educação e a maquinaria escolar: produção de subjetividades, biopolítica e fugas. Revista de Estudos Universitários, v. 37, n. 2, p. 181-202, 2011.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992

DELEUZE, G. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva. 2006.

DELEUZE, G.; PARNET, C. O abecedário de Gilles Deleuze. 1988-1989.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998.

DELIGNY, F. Os vagabundos eficazes - operários, artistas, revolucionários: educadores. São Paulo: n-1 edições, 2018a.

DELIGNY, F. O aracniano e outros textos. Trad. Lara Christina de Malimpensa, São Paulo: n-1 edições, 2018b.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2014.

FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. 1. Ed. Tradução de Gilda de Aquino. São Pulo: Brinque-book, 2002.

KASTRUP, V.; GURGEL, V. O papel da escrita na formação de professores e o problema da coemergência. In: Escritas de si. 1ª edição, Rio de Janeiro, Lamparina, 2019. p. 60-71.

KOHAN, W. O.; FERNANDES, R. A; Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. In: PILLOTTO; STRAPAZZON. Educação estética: a pesquisa/experiência nos territórios das sensibilidades. Joinville, SC: Editora Univille, 2023. p. 155- 181.

MOSSI, C. P.; OLIVEIRA, M. O. Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.36, n.72, p.115-131, 2018.

OLIVEIRA, M. O. et al. Possibilidades de experiências estéticas em instantâneos de aula e pesquisa: ‘entre’ leituras e escritas com imagens. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 1, p. 78-100, jan./abr. 2019.

OLIVEIRA, M. O. et al. Escrever uma educação das artes visuais com minúsculas e operar resistências em uma formação pela experimentação In: Arte e ensino: propostas de resistência. Lisboa, D.L. 2018, p. 131-140

PELBART. P. O avesso do niilismo. São Paulo: n-1 edições, 2021.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

MÜLLER, Andressa Coelho; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 039–056, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24935. Acesso em: 19 nov. 2024.