Folias de Reis: entre recortes e colagens
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024175Palavras-chave:
processo de criação artística, experiência poética, ensaio visual, Folias de ReisResumo
O presente ensaio visual é resultado de um processo de pesquisa realizado entre os anos de 2004 e 2008 no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia, cuja temática está atrelada à figura dos palhaços presentes nas Folias de Reis de Carmo do Rio Claro - Minas Gerais. Nesse ínterim, apresenta-se o registro de um trabalho poético-visual pautado na técnica de recortes e colagens em que as representações dos palhaços se constroem intercaladas entre linhas arabescas, tecido chitão, elementos florais, instrumentos musicais e outros adereços presentes nessas manifestações de religiosidade popular. Contexto de distintos cruzamentos entre materialidades, procedimentos e suportes expandem-se até o momento sublime de encontro entre os trabalhos artísticos e sua fonte de referência imagética-cultural, as Folia de Reis.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. A folia de reis de Mossâmedes. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte-FUNARTE, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977.
DUARTE, Ana Helena da Silva Delfino. Ex-votos e Poiesis: Olhar estético sobre a religiosidade popular em Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em História Social. Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1987.
PORTO, G. As Folias de Reis no sul de Minas. Rio de Janeiro: Edições FUNARTE - Instituto Nacional do Folclore, 1982.
RAUSCHER, Beatriz. Corte, fragmentação e estilhaçamento como potências. Revista UNIVILLE, Joinville, v. 10, n. 01, p.7-18, 2005.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação Construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Martins, Ana Helena da Silva Delfino Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.