A Arte Educação online? Estratégias educativas do MASP na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267732021164Palavras-chave:
ARTE, EDUCAÇÃO, MUSEU, MASP, TODESResumo
Este escrito elabora reflexões acerca das estratégias educativas adotadas pelo Museu de Arte de São Paulo - MASP, durante a pandemia. Pressupondo que o Museu de Arte em sua potência de significações e possibilidades é o lugar ideal para trabalhar processos de ensino aprendizagem em Arte. Mas como fazer isso durante a pandemia? No isolamento social, como o ensino da Arte pode operar mudanças para todes? Conforme a proposição da revista, objetivamos problematizar o alcance de estratégias online com base nas ações educativas do museu, para tanto a Abordagem Triangular é a vertente motora de nossa investigação e estrutura as análises que estamos realizando. Exemplificaremos, com alguns textos (visual e textual) elaborados pelos públicos do MASP, questões sociais contemporâneas em diálogo com o acervo do museu, dentre as quais: a condição da mulher, o machismo, o racismo e a inclusão social. Em suma, pretendemos ponderar sobre os caminhos da Arte Educação no ensino virtual, bem como de estratégias híbridas e a necessidade de pensar e planejar para democratizar essas práticas, de maneira urgente.
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