Mulheres artistas para crianças: experiências em oficinas de arte no Projeto Casa Azul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671012024118

Palavras-chave:

arte-educação, feminismos, infância, mulheres artistas

Resumo

Neste relato de experiência, adota-se uma perspectiva feminista e arte-educativa, segundo bell hooks, Gerda Lerner e Ana Mae Barbosa, com um olhar voltado à infância, seguindo o princípio de equidade dos movimentos feministas, apresentando mulheres artistas, como Eli Heil, Frida Kahlo, Georgia O’Keeffe, Yayoi Kusama, Tarsila do Amaral, Agnés Thurnauer, Larissa Abi-Zaid e Shamsia Hassani, através de diferentes abordagens em oficinas de arte, no Projeto Casa Azul, um projeto autônomo, realizado entre 2021.2 e 2023.1, para crianças com idade entre 4 e 8 anos. Ao apresentar diferentes técnicas, nomes e experiências, ampliamos o imaginário da criança sobre a presença de mulheres na história da arte e da humanidade, além de estimular o protagonismo de meninas em suas criações, a partir de referências com as quais se identifiquem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ally Collaço, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora e entusiasta nas aproximações entre arte, cinema, educação e infância. Oficineira de Cinema há 15 anos. Universidade Federal de Santa Catarina Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC Florianópolis, SC Brasil. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. AMARAL, Vitória. (orgs). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação. São Paulo: Cortez, 2019.

BERGALA, Alain. A hipótese cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução de Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead/LISEFE/UFRJ, 2008.

FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. Histórias de ninar para meninas rebeldes, vol. 1-3. Tradução por Carla Bitelli, Flavia Yacubian e Ze Oliboni. Cotia, SP: VR, 2017.

GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução: Ana Luiza Libâneo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da Liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. Tradução Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.

SILVA, Alessandra Collaço da. Arte, mídia e cinema na escola: um ensinar que (me) ensina! 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

TERRA, Monica. As mais pequenas coisas: a exploração como experiência educativa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Como Citar

COLLAÇO, Ally. Mulheres artistas para crianças: experiências em oficinas de arte no Projeto Casa Azul. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 118–136, 2024. DOI: 10.5965/244712671012024118. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24298. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática