Artes visuais para a inclusão da diversidade sexual na formação de professores do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267922023110Palavras-chave:
arte, educação, diversidade sexual, museus, formação de professoresResumo
Neste artigo destacamos a necessidade de formar professores do Ensino Fundamental no campo da diversidade sexual. O principal objetivo é saber em que medida os futuros professores do Ensino Fundamental estão recebendo este tipo de formação, apresentando posteriormente propostas para melhorar esta situação precária de formação que existe quanto à inclusão da dissidência sexual e de gênero na escola. Entre os objetivos secundários destacamos a necessidade de utilizar ferramentas atrativas para lidar com essas questões em sala de aula. Observamos que, em relação à diversidade sexual, as Artes Visuais e a Arte/Educação nos oferecem a oportunidade de incorporar imagens, obras e artistas que trabalham essas questões, para o qual utilizamos o museu virtual Museari como ferramenta de apoio. Utilizamos a metodologia de estudo de caso. Depois de incorporar essas ações nas aulas, foi elaborado um questionário no qual responderam todos os participantes. Ao analisar os resultados, a conclusão a que chegamos é que a experiência de formação em diversidade e inclusão sexo-gênero tem sido interessante e inovadora para eles, tendo fomentado a reflexão sobre como incorporar essas questões na dinâmica da sala de aula do ensino fundamental.
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