A composição cênica em Erêndira: as Estações Visuais e as relações entre os figurinos e os dispositivos cenográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250204

Palavras-chave:

Composição Cênica, Estações Visuais, caracterização, figurinos, dispositivos cenográficos

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar os principais aspectos inerentes à composição cênica da peça teatral Erêndira, encenada no Mercado Municipal da cidade de Belo Horizonte, de modo a evidenciar aspectos de intersecção entre a caracterização cênica da personagem Erêndira e os dispositivos cenográficos presentes nas Estações Visuais fabricadas para a encenação da peça. Em linhas gerais, buscarei elucidar os princípios que abarcaram a ideia de composição dos figurinos da personagem principal e o modo como se deu a mescla destes com a fabricação cenográfica das Estações Visuais do espetáculo.

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Biografia do Autor

Daniel Marcos Pereira (Ducato) Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Daniel Ducato é Artista Visual e Cênico. Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG. Mestre em Artes Cênicas - UFOP (2016) e Bacharel em Artes Visuais - UFMG (2005).

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

MENDES, Daniel Marcos Pereira (Ducato). A composição cênica em Erêndira: as Estações Visuais e as relações entre os figurinos e os dispositivos cenográficos. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27104. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

CARACTERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CÊNICA - Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica