Subversões narrativas e visuais em Aquém das Nuvens: um olhar sobre negritude, envelhecimento e afeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250205

Palavras-chave:

Negritude, Representação, Imagens de Controle, Imaginário social, Cinema

Resumo

Este artigo analisa o curta-metragem Aquém das Nuvens (2010), observando como são realizadas as construções narrativas e visuais das personagens Nenê e Geralda, um casal negro idoso com trocas afetivas positivas. O estudo dialoga com a perspectiva construcionista da Linguística Aplicada, a Teoria Racial Crítica e os Estudos culturais e feministas, partindo do pensamento de bell hooks sobre representação para discutir vias de resistência e subversão aos estereótipos visuais, frequentemente associados a pessoas negras no cinema, compondo um campo imagético potente e positivo a permear o imaginário social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Soares de Medeiros, Doutora em Artes Cênicas (UDESC) | Doutoranda em Literatura (UFSC)

- Doutoranda em Literatura pela UFSC - PPGLIT (2022) - pesquisa sobre relações entre literatura, cinema e imagens de controle a partir da descrição de visualidade de personagens negras femininas na filmografia de Viola Davis

- Doutora em Artes Cênicas pela UDESC - PPGT (2018-2022) - pesquisa sobre maquiadores/caracterizadores e sua relação com percepção (de cor, luz e sombra) e processo criativo (de identidades visuais de personagens para TV/teatro/cinema)

- Mestre em Saúde Pública - UFSC 2007 - pesquisa sobre Corpo, Sexualidade, Reprodução Humana e Bioética

- Especialista em Neuroeducação, Tradução de Inglês e Ensino de Inglês (2021) - estudos sobre o uso de produções cinematográficas como recursos de aprendizagem de idioma e desenvolvimento de conversação

- Especialista em Psicologia Clínica - Gestalt-Terapia (2009) - estudo sobre o Corpo na Gestalt Terapia

- Graduada em Letras/Inglês - UFSC 2022

- Graduada em Psicologia pela - UERJ 2004 - Bacharelado e Formação de Psicólogo

Gabriela Gonsalves da Silva, Cefet

Mestra em Relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ e graduada em Pedagogia pela UFRJ Membra da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros  

Referências

BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Rev DELTA. São Paulo, v.3, n. especial, p.96-126, Ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/Y8HLKnQRjQs8ZpdHjQY4fqH/?lang=pt . Acesso em 15 Set., 2024.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro. São Paulo: Boitempo, 2019.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: HOLLANDA, H. B. (org) Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 226-244.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOOKS, bell. Anseios - raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019a.

HOOKS, bell. Olhares Negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019b.

HOOKS, bell. Escrever além da raça - teoria e prática. São Paulo: Elefante, 2022.

HOOKS, bell. Cultura fora da lei - representações de resistência. São Paulo: Elefante, 2023a.

HOOKS, bell. Cinema vivido - raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023b.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Discursos racializados e epistemologias étnicas. In: DENZIN, Norman K. et al. (org.) Planejamento da pesquisa qualitativa teorias e abordagens. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006. cap. 9, p. 259-279.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas. Florianópolis, n. 22 (3), p. 935-952, set-dez 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755/28577 Acesso em 14 Mai., 2023.

AQUÉM das Nuvens. Direção e roteiro de Renata Martins. Produção Preta Portê Filmes. São Paulo: 2010, 18m14s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nwE9tEXft4w Acesso em 18 Set. 2024.

MEDEIROS, Luciana Soares de. COR, LUZ E SOMBRA: Reflexões sobre percepção e processo de criação de maquiadores-caracterizadores. 2022. 434 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Centro de Artes, Design e Moda, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000a4/0000a444.pdf Acesso em 25 Mai., 2023.

MEDEIROS, Luciana Soares de. A caracterização como composição da imagem e ponto de partida para análise da representação de personagens negras no cinema brasileiro contemporâneo. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB. v.11, n.2, p.219–243, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p219 Acesso em 05 Mai. 2024.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: uso e sentidos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, Conceição de Maria Ferreira. Mulheres negras e (in)visibilidade: imaginários sobre a intersecção de raça e gênero no cinema brasileiro (1999-2009). 2016. 297 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21017 Acesso em 05 Abr., 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (org) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

MEDEIROS, Luciana Soares de; SILVA, Gabriela Gonsalves da. Subversões narrativas e visuais em Aquém das Nuvens: um olhar sobre negritude, envelhecimento e afeto. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250205. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27101. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

CARACTERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CÊNICA - Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica