A “pele múltipla” nas artes cênicas – Processo criativo da pele de personagens através da maquiagem.

Autores

  • Marcio Ricardo Desideri UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250203

Resumo

Pretende-se com esta pesquisa, refletir sobre o uso da maquiagem no processo de caracterização de personagens, através do ponto de vista de um maquiartista, que a observa como uma “pele múltipla” do ator, que se multiplica e (in)corpora em diversos meios e elementos cênicos. Assim a compreenderemos além da sua funcionalidade técnica de linguagem visual, efeito de embelezamento e de ser um simples elemento da caracterização de personagens. Dessa maneira, acompanharemos o processo de construção dessa pele em diversificados meios e técnicas, analisando os fatores e elementos de uma complexa rede de criação, seja esse processo material (plano físico) ou virtual (plano mental).

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Biografia do Autor

Marcio Ricardo Desideri, UFRJ

Doutorando em Artes Da Cena na Escola de Comunicação da UFRJ.  Mestre em Artes Visuais pela UNESP Instituto de Artes em São Paulo.  Pós graduado em Docência em Ensino Superior no Centro Universitário Senac. Foi docente da Universidade Belas Artes em São Paulo na graduação e pôs graduação em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes visuais.  Como também foi professor do Curso Profissionalizante Maquiador Cênico no Senac Lapa Faustolo em São Paulo.  Realiza pesquisa sobre a linguagem da maquiagem no campo expandido. Possui formação internacional com o título Master Makeup Program, na Cinema Makeup School   em   Los   Angeles. É maquiartista, especialista em maquiagem cinematográfica e teatral reconhecido internacionalmente com publicações, na qual realiza exposições, vídeos publicitários, editoriais, filmes e series nacionais, performances e palestras.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

DESIDERI, Marcio Ricardo. A “pele múltipla” nas artes cênicas – Processo criativo da pele de personagens através da maquiagem. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–31, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27092. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

CARACTERIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CÊNICA - Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica