Qual é a LUZ QUE NOS TOCA? A iluminação cênica e a pele negra

Autores

  • Alexandra Gabriela de Melo da Silva UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250401

Palavras-chave:

Teatro negro, Coletivo NEGA, Iluminação Cênica, Pele negra

Resumo

Este artigo resulta de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tem como objetivo apresentar e refletir sobre minhas primeiras práticas como iluminadora cênica com foco em corpos pretos, a partir das estruturas visuais vigentes e como elas influenciam na construção de narrativas e estereótipos que favorecem ou não determinados corpos diante da reprodução de imagens. Construindo formas de representação que influenciam diretamente na criação da iluminação cênica em espetáculos, performance e outros tipos de manifestações artística sobre o corpo negro. Tendo como principal campo de pesquisa o Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes). Este estudo se esforça para contribuir para uma conversa entre os campos do Teatro, Iluminação e dos estudos pós-coloniais.

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Biografia do Autor

Alexandra Gabriela de Melo da Silva, UDESC

Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UDESC. Desenvolve desde a graduação a pesquisa sobre iluminação cênica e peles negras. Participou das principais mesas de debate sobre essa temática no Brasil. Tem experiência como iluminadora cênica, produção cultural e atuação.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

DE MELO DA SILVA, Alexandra Gabriela. Qual é a LUZ QUE NOS TOCA? A iluminação cênica e a pele negra. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250401. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27090. Acesso em: 9 jul. 2025.