Entre o palco e os bastidores: relatos de uma vivência didática e artística

Autores

  • Jéssika Hannder Borges Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250701

Palavras-chave:

caracterização, corpo, figurino, processo criativo

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência que combina uma vivência didática e artística, fundamentada em um recorte atualizado da pesquisa intitulada “O sentido dramatúrgico da caracterização do corpo do intérprete: um estudo de caso dos espetáculos Gota D’Água e O Abajur Lilás”. O objetivo central é compreender a relação entre a caracterização e o corpo do ator/performer. A narrativa é construída a partir de uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante o processo artístico, apoiada por uma abordagem empírica. Além disso, os referenciais teóricos e analíticos utilizados contribuem para aprofundar a compreensão dessa relação, destacando a importância do corpo na construção da personagem, bem como no desenvolvimento do processo criativo e estético teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Hannder Borges, Universidade Federal de Goiás

Multiartista goiana, afroempreendedora que atua como : Atriz, performer, contadora de historia, produtora e arte-educadora, licenciada em Artes Cênica pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Artes da Cena por esta mesma universidade e doutorando no Programa de pós-graduação em Performances Culturais.

Pós-graduada em Psicopedagogia institucional e clinica e Ensino de artes: técnicas e procedimentos, especialista em maquiagem, figurino, consultoria de imagem e Personal Stylist. 

Co-Fundadora e Integrante do grupo Teatro Destinatário desde 2011. No ano de 2019 atuou como professora Substituta no DEI (Departamento de Educação Infantil) CEPAE UFG -GO.

De 2017 a 2021 esteve como professora de teatro na Escola do Futuro em Artes Basileu França, atuando no curso Técnico em Artes Dramáticas e no Curso de Formação Inicial Continuada, ministrando as disciplinas de opções e concepções estéticas do espetáculo (cenografia, figurino e maquiagem) e corpo, expressão, ritmo e movimento I e II.

Diretora de estúdio na TV SAGRES GOIÂNIA (2023), dirigindo as vídeo aulas do projeto SER GOIÁS e DESAFIO CRESCER. Membra ABRACE ( Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas ) e APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro).

Referências

ALMEIDA, Vera Lucia Paes de. Corpo poético: o movimento expressivo em C.G Jung e

R. Laban. São Paulo: Paulus, 2009.

ARAGÃO, Vera. O olhar do espectador: o visível e o invisível na construção da imagem no Ballet. DOI: https://doi.org/10.37334/eras.v3i4.157. European Review of ArtisticStudies. Vol. 3, N 4. Rio de Janeiro, 2012.

BORGES, J. H. O Sentido dramatúrgico da caracterização do corpo interprete: um estudo de caso dos espetáculos: Gota d'água e O abajur lilás. 2023.

CARVALHO, Luan Roger de. O Abajur Lilás, de Plínio Marcos [manuscrito]: memorial

do processo de criação de um Diretor de Arte. 2016.

Espetáculo O Abajur Lilás retorna em grande temporada. Jornal Diário da Manhã. Goiânia, 12, maio, 2017. Disponível em: https://www.dm.com.br/cultura/espetaculo-o-abajur-lilas-retorna-em-grande-temporada/. Acesso em: 20 fev./2023.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; e BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

OSTROWER, F. A sensibilidade do Intelecto. Visões paralelas de espaço e tempo na arte

e na ciência. A beleza essencial. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

BORGES, Jéssika Hannder. Entre o palco e os bastidores: relatos de uma vivência didática e artística. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250701. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27050. Acesso em: 9 jul. 2025.