Entre o palco e os bastidores: relatos de uma vivência didática e artística
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669050920250701Palavras-chave:
caracterização, corpo, figurino, processo criativoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que combina uma vivência didática e artística, fundamentada em um recorte atualizado da pesquisa intitulada “O sentido dramatúrgico da caracterização do corpo do intérprete: um estudo de caso dos espetáculos Gota D’Água e O Abajur Lilás”. O objetivo central é compreender a relação entre a caracterização e o corpo do ator/performer. A narrativa é construída a partir de uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante o processo artístico, apoiada por uma abordagem empírica. Além disso, os referenciais teóricos e analíticos utilizados contribuem para aprofundar a compreensão dessa relação, destacando a importância do corpo na construção da personagem, bem como no desenvolvimento do processo criativo e estético teatral.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vera Lucia Paes de. Corpo poético: o movimento expressivo em C.G Jung e
R. Laban. São Paulo: Paulus, 2009.
ARAGÃO, Vera. O olhar do espectador: o visível e o invisível na construção da imagem no Ballet. DOI: https://doi.org/10.37334/eras.v3i4.157. European Review of ArtisticStudies. Vol. 3, N 4. Rio de Janeiro, 2012.
BORGES, J. H. O Sentido dramatúrgico da caracterização do corpo interprete: um estudo de caso dos espetáculos: Gota d'água e O abajur lilás. 2023.
CARVALHO, Luan Roger de. O Abajur Lilás, de Plínio Marcos [manuscrito]: memorial
do processo de criação de um Diretor de Arte. 2016.
Espetáculo O Abajur Lilás retorna em grande temporada. Jornal Diário da Manhã. Goiânia, 12, maio, 2017. Disponível em: https://www.dm.com.br/cultura/espetaculo-o-abajur-lilas-retorna-em-grande-temporada/. Acesso em: 20 fev./2023.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; e BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blucher, 2011.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
OSTROWER, F. A sensibilidade do Intelecto. Visões paralelas de espaço e tempo na arte
e na ciência. A beleza essencial. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jéssika Hannder Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.