Figurinos e figurinistas do Festival de Ópera do Theatro da Paz em Belém (PA): estudos preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230203

Palavras-chave:

Festival de Ópera, ópera, Belém, Amazônia, figurino, Theatro da Paz

Resumo

É intuito do referido estudo trazer à tona um apanhado histórico sobre o processo de advento dos espetáculos operísticos na capital do estado do Pará, Belém, e o papel da ópera no perpassar histórico da cidade. É esse panorama inicial histórico que ajuda a desenvolver o estudo principal do trabalho: uma análise da presença e protagonismo de artistas-técnicos locais, sobretudo figurinistas, nas montagens do Festival de Ópera do Theatro da Paz. O argumento é construído a partir da análise das diferentes relações das gestões políticas do Estado com a cultura e, mormente, com a ópera.

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Biografia do Autor

João Victor de Alcantara, Federal University of Para

Figurinista de Belém, Pará.  É graduando em Arquitetura e Urbanismo na UFPA, técnico em Figurino Cênico pela ETDUFPA e estudante do curso técnico em Cenografia pela ETDUFPA.

 

Graziela Ribeiro, Federal University of Para

Figurinista de Belém, Pará.  Possui graduação em Letras e Moda, formação técnica em Figurino Cênico, Mestra e Doutora em Artes, pesquisadora de visualidade na cena e docente da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

ALCANTARA, João Victor de; RIBEIRO, Graziela. Figurinos e figurinistas do Festival de Ópera do Theatro da Paz em Belém (PA): estudos preliminares. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23652. Acesso em: 27 abr. 2024.