Januíbe Tejera – Música e Cena na ótica de um compositor e regente

Entrevista com Januíbe Tejera concedido a Ivo Godois e Acácio Tadeu de Camargo Piedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/127644669020420220801

Palavras-chave:

Música e Cena, Composição e regência, Direção de Cena

Resumo

Em entrevista concedida no mês de novembro de 2022, Januíbe Tejera relata sua trajetória na composição e regência musical, seus processos e aprendizagens nas experimentações como diretor de cena, trazendo o olhar da composição e regência como elementos direcionais para o espetáculo. Comenta sua trajetória e apoios recebidos no percurso familiar, acadêmico no curso de música na UDESC, diretor de festival em Porto Alegre, compositor e diretor de espetáculos no conservatório da França e os trabalhos iniciais como professor de música e cena em uma Instituição nos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Godois, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Teatro - Iluminação cênica, no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis (2019 +). Mestrado em Teatro - História da Iluminação Cênica catarinense no PPGT – UDESC, Florianópolis (2011). Graduação em Artes Cênicas na UDESC, Florianópolis (2003). Fundador, Editor e Conselheiro da Revista on-line A Luz em Cena. Organizador do Evento A Luz em Cena (10 edições). Coordenador técnico do LUZ Laboratório de iluminação DAC /UDESC. Tem experiência com a coordenação técnica de eventos e criação de luz nas áreas de teatro e dança.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em música pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado e doutorado em antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997, 2004). Pós-doutorado em musicologia na Université de Paris Sorbonne, França (2011), e pós-doutorado em música transcultural/composição na Hochschule für Musik Franz Liszt - Weimar, Alemanha (2019). Como compositor, possui prêmios e obras selecionadas e encomendadas para concertos, gravações e festivais nacionais e internacionais. Na Universidade do Estado de Santa Catarina é professor associado no Departamento de Música e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música. Como pesquisador, atua nas áreas da composição, análise e etnomusicologia, envolvendo temáticas como criação e significação musical, tópicas, intertextualidade e transculturalidade.

Januíbe Tejera

Compositor com início autodidata. Estudou música na UDESC Florianópolis até o ano de 2.000 não finalizando sua formação. Muda-se para Porto Alegre para estudar com Flávio Oliveira de 2001 a 2005 (Composição e Análise). Em 2004 fundou o Festival Contemporâneo, evento que se transforma em um marco da região Sul do Brasil. De 2007 até 2021 morou em Paris, e estudou no Conservatório Nacional Superior de Paris na classe de Gérard Pesson. Nas temporadas de 2009-2010 ocorreram estreias de obras como Ensemble Modern (Weimar), Ensemble Multilatérale (Paris) e Arditti Quartett (Darmstadt). Atualmente Januíbe reside nos Estados Unidos da América onde coordena um conservatório pertencente a uma Universidade e ministra disciplina em que a denomina ter características de Música e Cena

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

GODOIS, I.; PIEDADE, A. T. de C. .; TEJERA, J. Januíbe Tejera – Música e Cena na ótica de um compositor e regente: Entrevista com Januíbe Tejera concedido a Ivo Godois e Acácio Tadeu de Camargo Piedade. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 04, p. 1-27, 2022. DOI: 10.5965/127644669020420220801. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23099. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Entrevistas