Pensamentos inacabados sobre o escuro OU por uma poética da escuridão no teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010320220202Palavras-chave:
Teatro, Sombra, Arte, FilosofiaResumo
Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porque consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas. Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porquê consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.a., 1989. 112p. Tradução de Glória de Carvalho Lins.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem dos homens. In Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2011.
FAGUNDES, Tuany. Prótese: uma experiência com a imagem dialética no teatro das sombras. 2015. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Teatro, Florianópolis, 2015. Orientação de Fátima Costa de Lima. Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000006/0000060f.pdf Acesso em 17 de março de 2022.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2010. p. 1-239. Tradução de Marcelo Gomes.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 166p. Tradução de Paulo Neves; Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira.
OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um corpo em sombras: O ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. Dissertação apresentada como requisito à obtenção do grau de Mestre em Teatro, Curso de Pós-graduação em Teatro. Orientador: Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Júnior. Florianópolis, UDESC, 2011.
VIOLA, Daniele Rocha. BUSCO A FLOR E ENCONTRO A POESIA DA PRECARIEDADE: percursos de uma investigação através da iluminação cênica e a máscara teatral. 2020. 107f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Teatro, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000083/0000834f.pdf Acesso em: 3 março de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tuany Fagundes Rausch, Daniele Rocha Viola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.