À luz da criação: a iluminação cênica como instigador da criação do curta-metragem “janelas da alma”
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669020220210202Palavras-chave:
iluminação cênica, curta-metragem, processo criativoResumo
Este artigo faz uma análise técnica e estética do processo criativo da criação do curta-metragem “janelas da alma” do diretor Jonas Estevão, desenvolvido no segundo semestre letivo remoto de 2020 na Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação da Profª Dr.ª Letícia Andrade, professora de Iluminação Teatral e Encenação do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia e Artes da mesma Universidade, citada acima. O texto descreve como a iluminação natural e artificial foram definidores da construção estética e da homofobia como gatilho da criação narrativa do trabalho final.
Downloads
Referências
BEM, Cláudia Pinto de. A luz além da cena: vestígios do olhar de uma iluminadora. 2020. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. doi:10.11606/T.27.2020.tde-26032021-153527. Acesso em: 2021-08-22.
COHEN, Miriam Aby. A cenografia como performance: influências da Quadrienal de Praga. REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO. Sesc, São Paulo, 2018.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Tradução de José Carlos Avelar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.
ISAACSSON, M. Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem. Artcultura, v. 13, n. 23, 7 maio 2012.
MARCELINO, Danilo Lucas. ARTE-TECNOLÓGICA: A CAPTAÇÃO DE MOVIMENTOS PARA INTERAÇÃO COM PROJEÇÕES MAPEADAS. Resumos do 8º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2019.
RODRIGUES, Damiana Cerqueira Campos. O Cinema Teatral de Eisenstein: Década de 1920. Dissertação (Mestrado em Processos Composicionais para Cena – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes, Universidade de Brasília. Brasília, 2007.
SILVA, Tiago Malafaia Marques da. A intermidialidade entre Teatro e Cinema na obra de Alejandro Jodorowsky. Dissertação (Mestrado em Artes Cénicas) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade de Lisboa. Lisboa, 2019.
SIMÕES, Cibele Forjaz. A eletricidade entra em cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 063-077, 2018. DOI: 10.5965/1414573101312018063. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018063. Acesso em: 8 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jonas Estevão Ferreira Gomes, Leticia Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.