À luz da criação: a iluminação cênica como instigador da criação do curta-metragem “janelas da alma”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210202

Palavras-chave:

iluminação cênica, curta-metragem, processo criativo

Resumo

Este artigo faz uma análise técnica e estética do processo criativo da criação do curta-metragem “janelas da alma” do diretor Jonas Estevão, desenvolvido no segundo semestre letivo remoto de 2020 na Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação da Profª Dr.ª Letícia Andrade, professora de Iluminação Teatral e Encenação do Departamento de Artes do Instituto de Filosofia e Artes da mesma Universidade, citada acima. O texto descreve como a iluminação natural e artificial foram definidores da construção estética e da homofobia como gatilho da criação narrativa do trabalho final.

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Biografia do Autor

Jonas Estevão Ferreira Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando no Bacharelado em Artes Cênicas na modalidade de Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É ator, iluminador e diretor. Atualmente é monitor das disciplinas de Iluminação Teatral do Departamento de Artes da UFOP e membro do grupo Midiactors DEART/UFOP.

Leticia Mendes de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Letícia Mendes de Oliveira, conhecida artisticamente como Letícia Andrade (sobrenome materno), é atriz, dramaturga e diretora. Hoje é professora efetiva do DEART/IFAC, da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de teoria da encenação e iluminação e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do IFAC/UFOP.  Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, com a tese "O papel do espectador nas dramaturgias contemporâneas brasileiras" [Orientador: Dr. Antonio Hildebrando]. Mestre em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, UFMG, com a dissertação intitulada: "Instantâneos: o conto mínimo e a cena teatral em Fernando Bonassi" [Orientador Dr. Luis Alberto Brandão]. Formada no curso de formação de atores Teatro Universitário da UFMG, com a duração de 3 anos, em 1999.  Realizou pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFMG, pesquisando diretoras mineiras, sob a supervisão de Sara Rojo. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o Teatro Performativo, Visualidades, Tecnologias da Cena e História das Diretoras Brasileiras. Dirigiu, em 2013, dois espetáculos em Ribeirão Preto "Soterramento", de Lucas Arantes e "Dá licença, senão eu grito!", de sua autoria. Em 2015, dirigiu o espetáculo "Os Estranhos", com alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFS. Em 2016, dirigiu "Res[sus]citações e outras formas de sangue", com o grupo Midiactors, e realizou também a composição do figurino e a iluminação. Coordenou o projeto "Lumiar de aulas virtuais de iluminação teatral" e dialoga com as pesquisas do Grupo de pesquisa Midiactors da UFOP. Em 2018, dirigiu e escreveu "Ela veio para ficar", com o Midiactors, apresentado no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana também no mesmo ano. Em 2019, escreve ?Amazônia em cinzas?, solo de Tiago Gambogi.

Referências

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

GOMES, Jonas Estevão Ferreira; OLIVEIRA, Leticia Mendes de. À luz da criação: a iluminação cênica como instigador da criação do curta-metragem “janelas da alma”. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1–28, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21063. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual