Vestido de Noiva (1943) entre a luz ativa e passiva de Adolphe Appia: uma metodologia de análise
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669010120210204Palavras-chave:
Adolphe Appia, Vestido de Noiva, luz e sombraResumo
Este artigo analisa algumas cenas do espetáculo Vestido de Noiva, peça de Nelson Rodrigues (1912-1980), com o olhar voltado para a sua iluminação, a fim de perceber a atividade da luz na expressão dos espaços (ambientes) através do contraste entre luz e sombra. Para tal fim, utiliza-se metodologicamente os conceitos de luz ativa e luz passiva do suíço Adolphe Appia (1862-1928) para análise da planta de luz de palco e do roteiro de operação de luz original da estreia do espetáculo em dezembro de 1943, descobertos no acervo de João Angelo Labanca (1913-1988) e disponíveis no Centro de Documentação da Fundação Nacional de Arte.
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- 2022-04-23 (2)
- 2021-07-30 (1)
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