Iluminação, cenografia e encenação: a mudança de paradigma após a chegada de Ziembinski ao Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210209

Palavras-chave:

iluminação, cenografia, encenação, história, Ziembinski

Resumo

O presente artigo faz um retrospecto da história da iluminação brasileira, desde a invasão portuguesa, em 1500, até os dias atuais, destacando a importância da década de 40, com a chegada de Ziembinski e dos demais estrangeiros ao Brasil. Relaciona a encenação, com a iluminação e a cenografia, principalmente depois da mudança de paradigma, influenciada pela vinda dos estrangeiros que aqui chegaram, fugindo da guerra. A relação entre diversas artes e a política foram responsáveis pela criação de uma estética nacional, formando, assim, o Teatro Moderno Brasileiro, sendo consolidada com a participação de Jorginho de Carvalho, iluminador carioca. Através de pesquisa em livros de história, assim como a leitura de entrevistas feitas por terceiros, a autora faz uma relação entre diferentes áreas de um espetáculo teatral, destacando a montagem de Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues, encenação de Ziembinski, em 1943.

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Biografia do Autor

Luciana Liege Bomfim Brito, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora efetiva da UFBA (Escola de Teatro), professora da UFRJ (2012 a 2019), de Iluminação Cênica, da Escola de Educação Física e Desportos, departamento de Dança. Possui mestrado em Artes Cênicas, com dissertação em Iluminação (UNIRIO - 2007), e graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, operação de luz, montagem de iluminação, iluminação e coordenação de equipe de montagem de luz.

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Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-04-23

Versões

Como Citar

BRITO, Luciana Liege Bomfim. Iluminação, cenografia e encenação: a mudança de paradigma após a chegada de Ziembinski ao Brasil. . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19905. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas