Teorias sensíveis: notas sobre literacia afectiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0109Palavras-chave:
afectos, performance, potência, discernimentoResumo
Este artigo considera as artes cénicas, em particular o teatro, como práticas de sentir que não se limitam à experiência afectiva provocada pelos efeitos cénicos/teatrais, no tempo e no espaço da obra ao vivo, mas que têm uma função de potenciar a descoberta de como e porque se sente o que se sente. Abordando dois espectáculos recentes (“Quis saber quem sou”, do encenador português Pedro Penim e “Feijoada”, do coreógrafo brasileiro Calixto Neto), esboça-se o conceito de literacia afectiva como forma de reconhecer e entender que o que sentimos resulta de uma configuração social e cultural de afectos historicamente situada. A literacia afectiva visa o empoderamento ético das nossas escolhas e acções.
Downloads
Referências
CRARY, Jonathan. Techniques of the Observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Massachusetts: The MIT Press, 1992.
CRARY, Jonathan. Suspensions of Perception, Cambridge: MIT Press, 1999.
FRANCK, Georg. «Ökonomie der Aufmerksamkeit», Merkur 534/535 (Setembro/Outubro), p. 748–761, 1993.
SERRA, José Pedro. Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa: FCG-FCT, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)