Dramaturgia: do texto para a cena, da ação para o sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0102

Palavras-chave:

dramaturgia, dranaturgia da dança, Marianne Van Kerkhoven, Ana Pais

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar da definição de dramaturgia. Para tanto, se debruça sobre a desvinculação do termo à noção de “texto escrito”, e sobre a explosão de significados deste conceito a partir da segunda metade do século 20. O entendimento dessa definição será construído a partir de uma revisão histórica e crítica da literatura de referência, artigos e textos acadêmicos, tanto de autores nacionais quanto estrangeiros. Na sua primeira parte, o artigo centra-se especificamente na origem teatral da noção de dramaturgia; em seguida, trata da expansão da dramaturgia para outras áreas, concentrando-se principalmente na dança contemporânea; e encerra tratando da noção de dramaturgia como estruturação do sentido do espetáculo, a partir de Ana Pais.

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Biografia do Autor

Sandra Parra, Londrina State University

Doutora em Artes da Cena pelo programa de pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes – UFMG. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora efetiva em Interpretação Teatral no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

PARRA, Sandra. Dramaturgia: do texto para a cena, da ação para o sentido. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23969. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: As práticas da dramaturgia da dança em contexto