Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0701

Palavras-chave:

Circo contemporâneo, Avant-garde, História do circo, Novas práticas circenses

Resumo

O circo contemporâneo, baseando-se em práticas e aparelhos tradicionais e em várias de suas convenções espetaculares, enfatiza a performance de feitos humanos acrobáticos excepcionais, a engenhosidade ou a inventividade espetacular, muitas vezes contraintuitivas. O contemporâneo não é necessariamente avant-garde, mas definir os contornos e o ethos da contemporaneidade do circo ajuda a explorar suas manifestações de vanguarda. Há exemplos nas fronteiras, onde coexistem circo e dança, o burlesco, arte performática, não-atuação e engajamento político. A maioria das práticas avant-gardesão apresentadas em festivais internacionais. Elas não estão fora das normas, elas as estabelecem. Este artigo explora a interseção e, às vezes, complicada coabitação entre a concepção do contemporâneo e da vanguarda na prática e na recepção do circo atual. Primeiro, a contemporaneidade no circo de hoje é definida e contextualizada, propõe-se uma dialética do circo contemporâneo e conclui-se com propostas da vanguarda e como elas se relacionam com nossa compreensão atual do circo.

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Biografia do Autor

Milena Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no programa de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no programa de doutorado Humanities da Concordia University em acordo de cotutela. Mestrado em Artes pela UNICAMP. Graduação em Dança pela UNICAMP. Artista do circo e da dança. Integrante do Ponto de Cultura NanoCirco (Campinas-SP).

Louis Patrick Leroux, Concordia University

Professor titular e diretor associado na Faculdade de Artes e Ciências na Concordia University, Montréal, Canadá. Suas áreas de pesquisa incluem teoria e prática teatral, circo contemporâneo e research-creation.  

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

SANTOS, Milena Pereira dos; LEROUX, Louis Patrick. Gestos avant-garde e contemporaneidade no circo de hoje. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0701. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23179. Acesso em: 27 nov. 2024.