Reperformance: a presença em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0203

Palavras-chave:

Reperformace, Performance, Presença, Arquivo, Marina Abramović

Resumo

A proposta básica desta pesquisa foi esboçar uma definição possível de reperformance, cotejando-a com a problemática geral da relação entre presença e arquivo no campo das atividades performáticas. Para tanto, considerou-se a eclosão histórica das reperformances, típica dos anos 2000, a partir da exposição Seven Easy Pieces, de Marina Abramović, com ênfase na análise de um caso-exemplar – a obra Seedbed – e nas eventuais aproximações e diferenças que esta manteve com a performance de “origem”, de Vito Acconci. Como resultado, propôs-se a noção de “redução arquival” como uma categoria central para a definição de reperformance, considerando-se suas potencialidades dialógicas, de ordem trans-histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Correia de Freitas, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Mestre no mesmo curso e programa. Professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES – Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná (campus Curitiba II - FAP/UNESPAR) e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR - Mestrado e Doutorado). 

Referências

ABRAMOVIĆ, Marina. Reenactment: introduction. In: Marina Abramovic: Seven Easy Pieces. Solomon R. Guggenheim Museum. New York: Edizioni Charta, 2007a.

ABRAMOVIĆ, Marina. Seven easy pieces. Milão: Charta, 2007b.

ALLEN, Jennifer. “Einmal ist keinmal”: observations on reenactment. In: LÜTTICKEN, Sven (ed.). Life, once more: forms of reenactment in contemporary art. Rotterdam: Witte de With, Center for Contemporary Art, 2005.

AUSLANDER, Philip. The performativity of performance documentation. PAJ: a Journal of Performance and Art, vol. 28, n. 3, 2006.

BANKS, Georgia. Reperformance: a dedication. Dissertação (Mestrado em Fine and Visual Arts), Melbourne, University of Melbourne, 2015.

BEDFORD, Christopher. The viral ontology of performance. In: HEATHFIELD, Adrian; JONES, Amelia (eds). Perform, repeat, record. Chicago: Intellect Ltd., 2012.

BÉNICHOU, Anne. Reperformance and transhistoricity. Performance Research, vol. 21, n. 5, 2016.

BUCHLOH, Benjamin. Neo-avantgarde and culture industry. Cambridge: MIT Press, 2000.

CHALMERS, Jessica. Marina Abramović and the re-performance of authenticity. Journal of Dramatic Theory and Criticism, vol. 22, n. 2, 2008.

CONCANNON, Kevin. Yoko Ono’s Cut Piece: from text to performance and back again. PAJ: a Journal of Performance and Art, n. 3, 2008.

COOKE, Grayson. De-inter-facement: 0100101110101101.org’s portraits of “Second Life” avatars. Convergence, vol. 16, n. 4, 2010.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIACONO, Mario. Vito Acconci: del testo-azione al corpo come testo. New York: Out of London Press, 1975.

DUARTE, Sarah Marques. Ciberformance, Second Life e “Synthetic Performances”. Ouvirouver, Uberlândia, vol. 12, n. 2, ago-dez. 2016.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FOSTER, Hal. Bad new days: art, criticism, emergency. London; New York: Verso, 2015.

GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006.

JONES, Amelia. “Presence” in absentia: experiencing performance as documentation. Art Journal. vol. 56, n. 4, 1997.

JONES, Amelia. Body art: performing the subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.

KAPLAN, Janet. Deeper and deeper: interview with Marina Abramović. Art Journal, vol. 58, n. 2, 1999.

KAPROW, Allan. Untitled guidelines for happenings [c. 1965]. In: STILES, Kristine; SELZ, Peter (orgs.). Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Los Angeles: University of California Press, 1996.

KENNEDY, Maev. Ono bares all for peace – again. The Guardian, Londres, 06 set. 2003.

KENNEDY, Randy. Self-mutilation is the sincerest form of flattery. New York Times, 06 nov. 2005.

MARIONI, Tom. Marina Abramovic; now playing the artist. New York Times, 13 nov. 2005.

MARIONI, Tom. Oral history interview with Tom Marioni. Archives of American Art, Smithsonian Institution, 21-22 dez. 2017. Disponível em: https://www.aaa.si.edu/download_pdf_transcript/ajax?record_id=edanmdm-AAADCD_oh_392052 Acesso em: 16 maio 2021.

MATTES, Eva; MATTES, Franco. Reenactment of Vito Acconci’s Seedbed, vídeo, 9’38’’, 2010. Disponível em: http://0100101110101101.org/reenactment-of-vito-acconcis-seedbed/ Acesso em: 16 maio 2021.

MORGAN, Robert. Thoughts on re-performance, experience, and archivism. PAJ: a Journal of Performance and Art, vol. 32, n. 3, 2010.

PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. New York: Routledge, 1993.

PRINCENTHAL, Nancy. Back for one night only! Art in America, vol. 94, n. 2, February 2006.

RICHARDS, Mary. Marina Abramović. 2nd ed. London; New York: Routledge, 2018.

ROSENBERG, Karen. Provocateur: Marina Abramović. New York, 1º dez. 2005. Disponível em: https://nymag.com/nymetro/arts/art/15228 Acesso em: 16 maio 2021.

SMALEC, Theresa. Not what it seems: the politics of re-performing Vito Acconci's Seedbed (1972). Postmodern Culture, Johns Hopkins University Press, vol. 17, n. 1, set. 2006.

SMITH, Roberta. Turning back the clock to the days of crotchless pants and a deceased rabbit. New York Times, 17 nov. 2005.

STOJINIĆ, Aneta. Digital anthropomorphism: performers avatars and chat-bots. Performance Research, vol. 20, 2015.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural das Américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

TAYLOR, Diana. Saving the “live”? re-performance and intangible cultural heritage. Études Anglaises, vol. 69, Issue 2, 2016.

WOOD, Catherine. Performance in contemporary art. London: Tate Publishing, 2018.

Downloads

Publicado

2022-04-06

Como Citar

FREITAS, Artur Correia de. Reperformance: a presença em questão. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–28, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20218. Acesso em: 28 mar. 2024.