Reperformance: a presença em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0203

Palavras-chave:

Reperformace, Performance, Presença, Arquivo, Marina Abramović

Resumo

A proposta básica desta pesquisa foi esboçar uma definição possível de reperformance, cotejando-a com a problemática geral da relação entre presença e arquivo no campo das atividades performáticas. Para tanto, considerou-se a eclosão histórica das reperformances, típica dos anos 2000, a partir da exposição Seven Easy Pieces, de Marina Abramović, com ênfase na análise de um caso-exemplar – a obra Seedbed – e nas eventuais aproximações e diferenças que esta manteve com a performance de “origem”, de Vito Acconci. Como resultado, propôs-se a noção de “redução arquival” como uma categoria central para a definição de reperformance, considerando-se suas potencialidades dialógicas, de ordem trans-histórica.

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Biografia do Autor

Artur Correia de Freitas, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Mestre no mesmo curso e programa. Professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES – Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná (campus Curitiba II - FAP/UNESPAR) e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR - Mestrado e Doutorado). 

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

FREITAS, Artur Correia de. Reperformance: a presença em questão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–28, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0203. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20218. Acesso em: 23 nov. 2024.