Uma tragédia revalorizada: Lazzaro, de Francisco Pereira da Silva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0211Palavras-chave:
Francisco Pereira da Silva, Tragédia, Intermezzo, Novo TestamentoResumo
Este artigo discute a peça Lazzaro (1948), uma das primeiras obras do dramaturgo piauiense Francisco Pereira da Silva, que faz uso do gênero intermezzo, intercalado numa obra de caráter essencialmente trágico, para discutir sua função dramática na obra. A peça em estudo possui muitos pontos de contato com a tragédia Electra, a partir de ambas as versões, de Sófocles ou de Eurípides. Mas, enquanto nas peças gregas, Orestes não é instrumento da fatalidade cega, pois age como um vingador consciente do pai e defensor da irmã, na obra de Pereira da Silva o texto é um pouco mais complexo, porque mistura outros textos, seja a partir de diferentes mitos gregos, seja a partir de outras inspirações textuais, como a do Novo Testamento, bastando que se atente para o nome de batismo do personagem que dá título à obra. Além do mais, no texto do dramaturgo brasileiro encontramos a transposição do mito original para o espaço do Nordeste, com o ambiente familiar de uma decadente família nordestina.
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