Pedagogia como encantamento: O ato de ensinar e aprender como cura instauradora das revoluções necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0104

Palavras-chave:

Pedagogia, Cura, Teatro, Ensino-aprendizagem, Intervenção

Resumo

O manuscrito aqui proposto busca apresentar-se como um encanto para a cura do que chama de moléstia colonial. Nesse sentido, traça uma defesa do que denomina de pedagogia como encantamento, concebendo o ato de ensinar e aprender como uma forma de intervenção no mundo que pode mudar a realidade objetiva dos seres e, portanto, ser considerado uma espécie de magia do cotidiano. Nessa esteira, reflete sobre como tal pensamento é capaz de ecoar na prática cênica chegando à conclusão de que o mesmo pode ser disparador de metodologias diversas, desde que elas considerem alguns pontos: a crença na capacidade do outro de criar, uma ação que conduza sua prática e a concepção de que o mundo pode ser transformado.

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Biografia do Autor

Henrique Bezerra de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor doutor colaborador do curso de Licenciatura em Teatro do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

SOUZA, Henrique Bezerra de. Pedagogia como encantamento: O ato de ensinar e aprender como cura instauradora das revoluções necessárias. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0104. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19397. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Curadoria da Performance e Processos de Cura em Artes Cênicas