30 anos de Black or White: discussões interculturais através das alasa kanyas da dança indiana Odissi no videoclipe de Michael Jackson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0201

Palavras-chave:

Odissi, Interculturalidade, Cultura Pop

Resumo

Neste artigo propomos refletir sobre o tema da interculturalidade prenunciado no videoclipe Black or White, de Michael Jackson, em 1991, colocando-o em perspectiva com discussões interculturais no contexto das artes da cena na atualidade. Apesar do formato de “revista” adotado pelo videoclipe, em suas sucessivas cenas de danças de diferentes culturas, notamos que as escolhas referentes à dança Odissi têm, todas elas, propósitos bem definidos e interlocução com a letra da música, cabendo, portanto, uma análise dessas escolhas, especialmente das alasa kanyas. Esta percepção nos leva a argumentar a favor do pioneirismo do videoclipe que, na década de 1990, prenunciou o debate sobre interculturalidade, movimento das artes cênicas que se amplia a partir dos anos 1970, e equidade atualmente em pauta em esfera social mais ampla, bem como possíveis diferenças de leituras entre gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Itacarambi Albergaria, Universidade Estadual da Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Artes da Cena – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pelo mesmo curso e mesma Universidade. Professora autônoma.

Mariana Baruco Machado Andraus, Unicamp/Docente

Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Doutorado em Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2012). Mestrado no mesmo curso e universidade (2004). Graduação em Dança, idem (1999).  Professora Doutora do Instituto de Artes – Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ALBERGARIA, Andrea I. Mudras: os gestos da dança clássica indiana Odissi como caligrafia corporal na cena contemporânea. Curitiba: Editora CRV, 2020.

ASCHIERI, Patricia Cristina. Vínculos entre movimientos gesto y subjetividad: aportes socioantropológicos para pensar losentrenamientos em artes escénicas. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. V. 8, n. 16, nov. 2018. Disponível em https://eba.ufmg.br/revistapos

ANDRADE, Joaquim. Shiva abandona seu trono: destradicionalização da dança hindu e sua difusão no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

BHARUCHA, Rustom. Viajando através do interculturalismo: do pós-colonial ao presente global. OuvirOuver, Uberlândia, v. 13, n. 1, jan./jun., p. 12-23, 2017.

BONFITTO, M., ANDRAUS, M. B. M. A pregnância do vazio: a simbolização do gesto como espaço para a criação. In: SOARES, M. V., ANDRAUS, M. B. M., WILDHAGEN, J. (Orgs.). Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente-ocidente. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

BURNETT, R., BERT, D. Black or white: Michael Jackson's video as a mirror of popular culture. Popular Music and Society. V. 19, 1995, Issue 3, p. 19-40. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03007769508591598. Acesso em: 25 maio 2021.

CITARISTI, Ileana. The making of a guru – Kelucharan Mohapatra – his life and times New Delhi, Manohar, 2015.

COOTE, R ‘Indian Classical Dance and the Temple of Konarak’ TAASA Review: The Journal of the Asian Arts Society of Australia, v.4,n. 4, p. 16, 1995.

GONÇALVES, João. C.B. Celebração do mito no Gitagovinda de Jayadeva – apresentação e tradução do poema sânscrito segundo sua relação com as narrativas épicas. 2004. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

KLEFF, Michael. 1863: Estados Unidos abolem a escravidão. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/1863-estados-unidos-abolem-a-escravid%C3%A3o/a-372001 Acesso em: 04 jun. 2021.

KRAMSRICH, Stella. Art of India - Traditions of Indian sculpture, painting and architecture – London: Phaidon Press, 1954.

LIGIÉRO, Zeca (org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012.

MONTEN, Joshua. Algo velho, algo novo, algo emprestado: ecletismo na dança pós-moderna. Conceição/Conception, v. 4, n. 2, p. 111 – 128, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647667/14546 Acesso em: 20 out. 2020.

RABAKA, Reiland. The hip hop movement: from R&B and the civil rights movement to rap and the hip hop generation. Washington DC: Lexington Books, 2013.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SANGARASIVAM, Yamuna. Disponível em: https://www2.naz.edu/dept/sociology-anthropology/faculty-and-staff/yamuna-sangarasivam/. Acesso em: 20 nov. 2020.

SARKAR, Kaustavi Mahari. Out: Desconstructing Odissi. Tese (Doutorado). Ohio State University, 2017.

SCHECHNER, Richard. A Reply to Rustom Bharucha. Asian Theatre Journal. V. 1, n. 2, Autumm, p. 245-253, 1984. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1124574. Acesso em: 12 nov. 2020.

SHARMAN, Surabhi. Secular Female Imagery in Orissan Temple Architecture: The Case of Alasa Kanyas. The Chitrolekha Journal on Art and Design, v. 4, n. 2, p. 1-10, 2020.

TANDON, Rekha. Classicism on the Threshold 'of Modernity: Expanding the Physical Parameters of Odissi Dance for Contemporary Audiences. Tese (Doutorado). Trinity Laban - London, UK, 2005.

VOGEL, Joseph. Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson. New York, Sterling Publishing, 2011.

YOUTUBE. Michael Jackson - Black Or White (Official Video - Shortened Version). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F2AitTPI5U0. Acesso em: 13 nov. 2020.

YOUTUBE. Michael Jackson rehearsing black or white 1991. Disponível em: https://youtu.be/RlEreLRqPHM Acesso em: 13 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

ALBERGARIA, Andrea Itacarambi; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. 30 anos de Black or White: discussões interculturais através das alasa kanyas da dança indiana Odissi no videoclipe de Michael Jackson. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–37, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19776. Acesso em: 28 mar. 2024.