O teatro do Nordeste antes e depois da descida triunfal ao Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200034

Palabras clave:

Teatro do Nordeste, Teatro brasileiro, História, Cultura nacional, Auto da Compadecida

Resumen

Considerando a história do “teatro do Nordeste”, nos termos em que Paschoal Carlos Magno vai reconhecer e legitimar a poética introduzida pelo Teatro do Estudante de Pernambuco na década de 1940, este artigo recupera e lança luz sobre os encontros que o movimento teatral organizado a partir do Recife estabeleceu com os palcos do Rio de Janeiro, então tido como centro da cultura teatral do país. Particularmente, interessa aqui evidenciar as especificidades da participação da montagem de o Auto da Compadecida na primeira edição do Festival de Amadores Nacionais em 1957 para o contexto de afirmação das estratégias de visibilidade que demarcaram o Nordeste como lugar no teatro brasileiro.

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Biografía del autor/a

Magela Lima, Centro Universitário 7 de Setembro

 Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Prof. Dr. Cursos ursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

LIMA, Magela. O teatro do Nordeste antes e depois da descida triunfal ao Rio de Janeiro. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200034. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17997. Acesso em: 21 nov. 2024.