Bailarinos anfíbios e sua contribuição para a resistência contra a exclusão abissal na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019046

Palabras clave:

Bailarinos anfíbios, Resistência política, Hibridação na dança, Companhia municipal de Porto Alegre, Exclusão abissal

Resumen

Recentemente, o financiamento que mantinha a recém-formada Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi deliberadamente interrompido. Ainda assim, eles ainda resistem à exclusão abissal imposta pelo atual governo dançando eventualmente o repertório da companhia. Contudo, a hibridação (Canclini, 2011) nos corpos dançantes de alguns de seus bailarinos emergiu como uma contribuição para seu aspecto de resistência. Sendo assim, este artigo propõe o conceito de bailarinos anfíbios para analisar o processo de hibridação na dança e sua contribuição para as ações de resistência da CMDPA por meio de dois estudos de caso.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Moraes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisadora PNPD Capes/UFRGS Artes Cênicas.  Bailariana e professora de dança.

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do nordeste e outras artes. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Ed. da USP, 2011.

CHULTZ, Gabriela Maffazzoni. Coreografando em larga escala: corpo social, corpo dançante. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 out.2019.

DANTAS, Mônica. Dance studies in brazilianuniversities: enhancing dance fields and interrogating dance studies geography. (Prelo).

DESMOND, Jane C. Corporalizando a diferença: questões entre dança e estudos culturais. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança., Salvador, v. 2, n. 2, p. 93-120, 2013.

DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann. Moving history/ dancing cultures: adance history reader. Middletown, Conn: Wesleyan University Press, 2001. p. 128-135.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença. Rio de Janeiro: Contracampo, 2010.

FOSTER, Susan Leigh. Dancing bodies. In: DESMOND, Jane. (ed.) Meaning in motion: new cultural studies of dance. Durham, NC: Duke University Press, 1997.p. 235-258.

FOSTER, Susan Leigh. Coreografias por contrato. Dança: Revista do Programa de Pós-

-Graduação em Dança, Salvador, v. 3, n. 2, p.81-92, 2014.

IBARRA, Luka. Produção cultural. Porto Alegre, 10 nov. 2017. Entrevista concedida à Andréa Soares. Transcrição disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/192957>A- cesso em: 15 out. 2019.

KHAN, Akram. Conversa com Akram Khan. Londres, 9 nov. 2017. Darbar Festival. En- trevista concedida à Alistair Spalding. Transcrição disponível em: <http://hdl.handle. net/10183/192957> Acesso em: 15 out. 2019.

LEPECKI, André. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, v. 13, n.

/2, p. 41-60, 2011.

LOUPPE, Laurence. Corpos híbridos. Lições de dança. Rio de Janeiro, n.2, p. 27-40,

MARTIN, Randy. Critical moves: dance studies in theory and politics. Durhan, NC:

Duke University Press, 1998.

MARTIN, Randy. A precarious dance, a derivative sociality. TDR: The Drama Review.

Nova Iorque, v. 56, n. 4, p. 62-77, 2012.

NASCIMENTO, Ricardo; ORTEGA, Raul. Microeconomias afetivas e globais do forró

na Península Ibérica.Cadernos de Arte e Antropologia,[online] V. 7, n. 1, p. 47-63,

Disponível em:<http://journals.openedition.org/cadernosaa/1372> Acesso em:

novembro 2018.

OLIVEIRA, Driko. Apresentação e Ilação. Porto Alegre, 12 set. 2015. Entrevista concedida

à Andréa Soares. Transcrição disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/192957>

Acesso em: 15 out. 2019.

OLIVEIRA, Driko. Anfíbio Oliveira. Porto Alegre. 23 out. 2018. Entrevista concedida

à Andréa Soares. Transcrição disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/192957>

Acesso em: 15 out. 2019.

ORTIZ, Renato. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo: Brasiliense. 2006.

RODRIGUES, Alfredo. S. Alves; SANTOS, Maria Salett T. Comunicação e reconversão

cultural em comunidades quilombolas. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do

Campo, v. 32, n. 55, p. 105-129, 2011.

SANTOS, B.S. Epistemologias do Sul e a reinvenção da democracia. In: Instituto Latino-

Americano de Estudos Avançados (ILEA) and ADUFRGS-Sindical, 2019. Porto Alegre:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul,18 maio 2019. (Palestra, inédita).

SANTOS, Boaventura; MENESES, Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez,

SANTOS, Isabel Cristina Correia dos. Forró & tango: duas expressões populares que

conquistaram povos muito além de suas fronteiras. 2016. Trabalho de Conclusão de

Curso (Especialização), Universidade Tuiutí, Paraná, 2016. Disponível em:

utp.br/media/tcc/2017/02/FORRO-TANGO.pdf> Acesso em: 17 nov. 2018.

SANTYS, Kléo. Formação e carreira. Porto Alegre, 19 nov. 2018.Entrevista concedida

à Andréa Soares. Transcrição disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/192957>

Acesso em: 15 out. 2019.

SAVIGLIANO, Marta. Worlding dance and dancing out there in the world. In: FOSTER,

S. L. (ed.) Worlding dance. Londres: Palgrave Macmillan, 2009. p. 163-190.

SOARES, Andréa C.M. Bailarinos anfíbios no campo da grande produção em dança:

processos de hibridização na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.

Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal

do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.

net/10183/192957> Acesso em: 10 nov. 2019.

SOARES, Andréa C. M; DANTAS, Mônica F. Mundialização da dança: um processo Cultural em movimento. Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas,

Uberlândia, v. 3, n. 2., 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/

article/view/35487> Acesso em: 19 mar. 2018.

SOARES, Andréa C.M.; DANTAS, Mônica F. Do discurso democrático aos procedimentos

coreográficos: a presença das danças mundializadas na Companhia Municipal de

Dança de Porto Alegre e sua implicação no processo de composição de Água Viva

(2015) de Eva Schul. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 35 n. 35, p. 30-52, 2018.

TOMAZZONI, Airton. A resistência da CMDPA Entrevista concedida à Andréa Soares.

Porto Alegre, 10.07.2019. (Inédita)

WEBER, Suzi. Mobilidade das práticas corporais e artísticas na dança contemporânea:

três estudos de caso frente às práticas dominantes. Cena, Porto Alegre, n. 9., p. 2-22,

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Encontros interculturais, hibridações e pós-modernidade.

REU-Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 36, n. 1, p. 21-35, 2010.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

SOARES, Andréa Moraes. Bailarinos anfíbios e sua contribuição para a resistência contra a exclusão abissal na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 046–062, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15816. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art